Renault suspende produção na Argentina para preparar fábrica para nova picape
Paralisação acontece antes do início da produção industrial da Niagara, prevista para reforçar a presença da marca no mercado de picapes

A Renault vai interromper temporariamente a produção na fábrica de Santa Isabel, em Córdoba, na Argentina, na próxima semana. A paralisação ocorre em meio à preparação da unidade para o início da produção da Niagara, a inédita picape derivada do SUV Boreal, que será revelada oficialmente no dia 10 de setembro.
A fábrica é uma das principais da indústria automotiva argentina e produz atualmente os modelos Sandero, Stepway, Logan e Kangoo. Segundo o portal A Rodar Post, o movimento ocorre em um momento de transformação da indústria automotiva argentina, com algumas fabricantes reduzindo o ritmo de produção e outras ampliando investimentos.

A Renault Niagara estreará no mercado latino-americano até 2027 para competir no segmento dominado há uma década pela Fiat Toro. Protótipos da picape vêm intensificando os testes no Brasil, revelando algumas semelhanças com o SUV Boreal, com o qual compartilha a plataforma e diversos componentes.

O conjunto mecânico será o mesmo do Boreal: motor 1.3 turbo flex de 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas e tração dianteira. Não há confirmação sobre versões híbridas ou com tração 4×4, mas a marca ainda avalia alternativas para complementar a gama.

“Estamos ansiosos para revelar a Renault Niagara em setembro na Argentina. Esta nova picape chega para consolidar nossa gama Renault na América Latina. Versátil, com muito espaço interno e conforto, além de um design potente, esta picape vai atender as expectativas de todos os nossos clientes, pessoa física e jurídica”, disse Jan Ptacek, vice-presidente da Marca Renault, Unidade de Negócios de Veículos Comerciais Leves, em comunicado enviado à imprensa em maio.

"De origem ameríndia, o nome Niagara remete ao estrondo da água, ao trovão e à imensidão da terra, indicando robustez, a grandeza e a força dos elementos. É um convite para aventuras ao ar livre, simbolizando um veículo imaginado tanto para o dia a dia como para explorar novos horizontes”, explicou Sylvia dos Santos, chefe de Estratégia de Nomeação da Renault.
Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.



