Itatiaia

Fiat Argo X tem nome confirmado e conviverá com o modelo atual

Novo hatch será um dos modelos mais modernos produzidos em Betim e substuirá o Argo atual gradualmente

Por
Projeção do novo Fiat Argo em testes na Grande São Paulo
Renato Maia | @falandodecarro

A Fiat confirmou nesta segunda-feira (20) que o seu próximo lançamento no Brasil se chamará Argo X. O modelo conviverá com o Argo atual durante algum tempo, seguindo estratégia semelhante à adotada pela Hyundai com o HB20 e o recém-lançado i20, posicionado numa faixa superior de preços e equipamentos.

Já a atual geração atual do Fiat Argo será comercializada na inédita versão Urban, posicionada como alternativa de menor custo para atender principalmente vendas diretas e frotistas. O hatch seguirá disponível com o motor 1.0 aspirado de 75 cv e câmbio manual, além da opção 1.3 aspirada de 107 cv associada ao câmbio automático CVT.

• @gabontrack
• @gabontrack

“A chegada do novo Argo X dará continuidade ao automóvel de passeio mais vendido pela Fiat no Brasil [atualmente] e representa mais um passo na estratégia de renovação do portfólio de marca. O modelo totalmente novo irá conviver com o Argo atual e tem tudo para ser o futuro ícone do mercado. Ele está sendo desenvolvido para atender às necessidades dos clientes e ampliar nossa presença em um segmento estratégico, unindo robustez, design e eficiência”, destacou Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul, durante evento que celebra os 50 anos da fábrica de Betim-MG.

Protótipo do novo Fiat Argo em testes na Grande São Paulo • Renato Maia | @falandodecarro
Protótipo do novo Fiat Argo em testes na Grande São Paulo • Renato Maia | @falandodecarro

O Argo X será o primeiro produto inédito a ser produzido na fábrica mineira, previsto no investimento de R$ 32 bilhões na América do Sul até 2030. Segundo a Stellantis, o modelo ocupará espaço na gama de entrada da marca, contribuindo para a estratégia comercial da Fiat, que lidera o mercado brasileiro de automóveis há cinco anos consecutivos.

De acordo com o site Autos Segredos, o novo Fiat Argo X será oferecido nas versões Drive e Audace com motor 1.0 aspirado de 75 cv. Já as configurações Audace Plus e Impetus utilizarão o conjunto formado pelo motor 1.0 turbo flex de 116 cv, transmissão automática CVT e sistema híbrido leve de 12 Volts (MHEV).

• @gabontrack
• @gabontrack

Entre os destaques do novo Argo X está o pacote de segurança, que o colocará entre os veículos mais seguros produzidos pela Fiat no Polo Automotivo de Betim. Desde a versão de entrada Drive 1.0, o hatch contará com seis airbags e assistências de condução (ADAS) de série.

A lista de equipamentos incluirá assistente de permanência e alerta de saída de faixa, detector de fadiga do motorista e frenagem autônoma de emergência com reconhecimento de pedestres, ciclistas e obstáculos móveis. Nas versões mais completas, o modelo também receberá reconhecimento de placas de trânsito e comutação automática do farol alto. Apesar disso, nenhuma configuração terá piloto automático adaptativo (ACC).

• @gabontrack
• @gabontrack

O Argo X será construído sobre a plataforma Smart Car, a mesma utilizada pelo Fiat Grande Panda europeu e compartilhada com modelos da Stellantis como Citroën C3, Aircross, Basalt, Peugeot 208 e Peugeot 2008. A arquitetura mais moderna permitirá a adoção de sistemas de eletrificação, incluindo o conjunto híbrido leve (MHEV), para atender às novas exigências de emissões e eficiência energética.

Projeção do novo Fiat Argo • Projeção IA
Projeção do novo Fiat Argo • Projeção IA

Embora tenha como base o Grande Panda, o hatch destinado ao mercado brasileiro receberá identidade visual própria. A dianteira terá grade e para-choques exclusivos, enquanto as portas abandonarão o nome do modelo estampado nas chapas de aço.

Outra mudança será a substituição do aplique plástico das janelas traseiras por uma solução mais simples, estratégia que deve reduzir os custos de fabricação e ajudar a manter a competitividade do veículo no mercado. O interior também passará por adaptações para a América do Sul, com acabamentos simplificados nas versões de entrada para diminuir os custos de produção.

 

Por

Guilherme Silva gosta do meio automotivo desde que se conhece por gente, mas começou a trabalhar no setor por acaso. São mais de 15 anos de experiência na área, com passagens por iCarros, Carsale, Webmotors, KBB e Mobiauto, além de ter colaborado com as tradicionais revistas Autoesporte, Motor Show e Quatro Rodas, produzindo matérias de diferentes temas e cobrindo eventos e salões no Brasil e no exterior.

 

 

Belo Horizonte