Que Minas Gerais sabe fazer queijo bom não é novidade. Mas, pela primeira vez, um queijo mineiro conquistou um título inédito para o Brasil na
O vencedor do Prêmio Super Ouro foi o Queijo Pedra do Segredo, produzido pela Queijaria Pedra do Segredo, de Alagoa, município localizado no Sul de Minas Gerais
O produto concorreu na categoria queijo de leite cru, casca lisa e/ou lavada, com ou sem aquecimento, acima de 180 dias de maturação, e obteve a maior pontuação entre as
O produtor Jaime Porfírio de Barros foi representado na cerimônia por sua prima, Tatiane Barros Siqueira, que descreveu o processo de produção. “Ele é um queijo de massa semi-cozida. A gente tem um processo de maturação natural. O queijo fica exposto na prateleira e a gente vai tombando. Não temos controle de umidade, de temperatura, não temos uma cave. É o nosso clima o grande diferencial. Não há interferência externa nenhuma”, afirmou.
Com massa consistente, pele amarelada e centro cremoso, o queijo Pedra do Segredo apresenta cristais de tirosina — sinal de maturação avançada — formados naturalmente durante a decomposição das proteínas em aminoácidos.
A queijaria conquistou o prêmio inédito na sua segunda participação na ExpoQueijo, reforçando o feito inédito de superar concorrentes da Europa e da América Latina. “É grandioso demais trazer para o Brasil e para Minas, pela primeira vez, esse prêmio. Alagoa é uma cidade pequena, de dois mil habitantes, e que hoje se tornou grandiosa”, disse Tatiane durante a premiação.
Premiações
A ExpoQueijo Brasil 2025 distribuiu troféus em 42 categorias e premiou produtores de quatro países. O Brasil liderou o ranking com 39 conquistas “Ouro”, seguido por Itália, Argentina e Peru. Também foram premiados produtores de estados como Amazonas, São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.
Mil queijos artesanais de 16 países foram julgados por cerca de 200 especialistas de sete nacionalidades. A cerimônia de premiação foi realizada neste sábado (28), no Cine Teatro Tiradentes, como parte da programação oficial da ExpoQueijo Brasil 2025, que termina neste domingo (29), em Araxá, no Triângulo Mineiro.