Mandioca registra alta pela 8ª semana consecutiva, aponta Cepea
Oferta reduzida para a indústria e demanda firme por derivados sustentam valorização da matéria-prima

A baixa disponibilidade de mandioca para a indústria segue sustentando as cotações da matéria-prima. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o reduzido interesse dos produtores em comercializar raízes de primeiro ciclo, as expectativas de novas valorizações e a poda de parte das lavouras têm limitado a oferta para entrega imediata.
De acordo com os pesquisadores, no mercado de derivados, a menor oferta de raízes restringe a produção de fécula e farinha, enquanto a demanda se mantém firme, dando novo impulso às cotações.
Nesse cenário, a média da mandioca avançou pela oitava semana consecutiva e, em algumas regiões, já superou R$ 1,00 por grama de amido.
*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.



