Festival da Batata de Ouro Branco vai eleger Rainha da Batata e melhor prato típico
A 38ª edição do evento vai de 28 de novembro a 1 de dezembro e terá shows de grandes atrações nacionais

Ouro Branco vai sediar o 38ª Festival da Batata entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro. Além de shows variados de artistas de renome nacional, o festival elege o melhor prato típico e as beldades da festa.
Como começou o Festival da Batata
O evento é tradicional na região. Conta-se por ali que o imigrante português Álvaro José dos Santos entendeu que o clima e o solo de Ouro Branco eram semelhantes aos de Portugal.
Como ele tinha experiência no plantio de batatas, buscou um sócio para o cultivo e encontrou Diogo Mendes dos Reis, comerciante de Ouro Preto. Álvaro importou batata semente de Portugal, plantou na região sem uso de agrotóxicos, só confiando na fertilidade do solo. Foi um sucesso.
Rainha, Princesa e Miss Simpatia
Três candidatas serão eleitas Rainha, Princesa e Miss Simpatia do Festival da Batata. As três serão representantes do festival e do município de Ouro Branco. O concurso é um evento integrante do Festival e das políticas de incentivo à cultura e à identidade locais. As inscrições aconteceram no mês de agosto, segundo o regulamento, e o mandato vai até o Festival de 2025.
As três primeiras colocadas serão, respectivamente, coroadas:
- RAINHA DO FESTIVAL DA BATATA 2024
- PRINCESA DO FESTIVAL DA BATATA 2024
- MISS SIMPATIA DO FESTIVAL DA BATATA 2024
As candidatas devem ser mulheres, entre 16 e 30 anos, moradoras de Ouro Branco ou filhas de pais que moraram na cidade por pelo menos dois anos. As cinco finalistas já foram selecionadas e a grande campeã será anunciada no dia 22 de novembro, a tempo de participar da Festa.
Prato típico
Pratos típicos também serão escolhidos. A previsão é de que até dia 25 de novembro eles sejam degustados em restaurantes da cidade, segundo o regulamento. Em seguida, até dia 2 de novembro, será anunciado o prato vencedor.
Serviço: 38º Festival da Batata de Ouro Branco
Datas: de 28 de novembro a 01 de dezembro de 2024
Local: Praça de Eventos – Ouro Branco (MG
- 28 de novembro (quinta-feira): Jorge & Mateus e Pedro Libe.
- 29 de novembro (sexta-feira): Bruno César & Rodrigo, Kamisa 10 e Dennis DJ
- 30 de novembro (sábado): Rayane & Rafaela e Henrique & Juliano.
- 1º de dezembro (domingo): Paulo Ricardo - entrada gratuita
A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.



