Itatiaia

Etanol recua e açúcar oscila em SP mesmo após alta na mistura da gasolina

Oferta em alta e férias escolares pressionam cotações do biocombustível no mercado paulista, enquanto o açúcar reflete oscilações externas apesar da boa safra

Por
Etanol recua e açúcar oscila em SP mesmo após alta na mistura da gasolina
Vendedores precisaram ceder no preço para garantir liquidez • Canva/ Reprodução

A combinação de uma oferta em plena expansão com uma demanda enfraquecida segue pressionando para baixo os preços do etanol no mercado paulista. Além do menor fluxo de veículos nas ruas em razão das férias escolares, a postura cautelosa das distribuidoras tem forçado as usinas a aceitarem valores menores para fechar negócios.

De acordo com análises do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), as distribuidoras adquiriram volumes reduzidos em São Paulo na última semana, optando, em alguns casos, por compras pontualmente maiores em outros estados. Diante do apetite comprador fraco, os vendedores precisaram ceder no preço para garantir liquidez.

Nem mesmo o anúncio de uma medida governamental favorável ao setor conseguiu estancar as quedas de imediato. A aprovação pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) do aumento da mistura de etanol anidro na gasolina — de 30% para 32% —, ocorrida no dia 14, ainda não produziu efeito concreto sobre a demanda no curto prazo. A nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto e terá validade inicial de 180 dias, podendo ser prorrogada por igual período.

Para os analistas do Cepea, parte das usinas optou por antecipar as vendas em momentos anteriores, quando as cotações estavam mais atraentes, adotando uma postura mais ausente do mercado spot (de pronta entrega) nas últimas semanas.

Açúcar oscila sem tendência definida

Enquanto o combustível recua, o mercado do açúcar cristal branco opera em cenário de volatilidade em São Paulo. O produto chegou a registrar avanços expressivos nos últimos dias, alinhando-se à valorização no mercado internacional, mas a reação ainda não foi suficiente para estabelecer uma trajetória clara de alta.

A oscilação frequente, segundo o Cepea, reflete as sucessivas mudanças nas variáveis conjunturais tanto no ambiente doméstico quanto no exterior.

Do lado do abastecimento, o cenário é de estabilidade: o clima favorável tem garantido o bom desenvolvimento da safra, permitindo que a produção atenda com folga ao consumo interno e ainda mantenha volumes excedentes voltados para a exportação.

Por

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de Agro e Brasil.

 

 

Belo Horizonte