Ouvindo...

Mapa anuncia vazio sanitário e calendário de semeadura da soja para a safra 2025/26

Definição das datas leva em consideração as condições climáticas, entre outros fatores

Confira calendário de semeadura da soja

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, nesta segunda-feira (5), a Portaria que estabelece os períodos de vazio sanitário e de calendário de semeadura de soja em nível nacional, referentes à safra 2025/2026.

As medidas buscam combater a Ferrugem Asiática, considerada uma das doenças mais severas que atingem a cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio de desenvolvimento da planta. Nas regiões onde a praga foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.

O vazio sanitário visa reduzir ao máximo possível o inóculo de ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Para isso, durante um período contínuo, de no mínimo 90 dias, não é permitido plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. Essa medida fitossanitária é uma das mais importantes para o controle da doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.

Por sua vez, o calendário de semeadura, uma medida fitossanitária complementar ao período de vazio sanitário, visa à racionalização do número de aplicações de fungicidas e a redução dos riscos de desenvolvimento de resistência da ferrugem asiática da soja às moléculas químicas utilizadas no seu controle. A ação foi implementada pelo Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS).

Confira os períodos de semeadura para a cultura da soja:

Leia também

*Giulia Di Napoli colabora com reportagens para o portal da Itatiaia. Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.