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Mais de R$ 5 bi: Brasil registra alta nas exportações de carne bovina em fevereiro

Faturamento foi o melhor já registrado para o mês de fevereiro, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC)

China se manteve como principal destino da carne bovina brasileira, com 94.448 toneladas embarcadas

As exportações de carne bovina no Brasil alcançaram 219 mil toneladas no mês de fevereiro, com faturamento de US$ 1,04 bilhão (cerca de R$ 5,85 bilhões). Este foi o melhor resultado já registrado para o mês de fevereiro, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC).

Comparado a fevereiro de 2024, os embarques aumentaram 7,5% em volume e 16,5% em faturamento.

Em 2025, o Brasil já exportou 428 mil toneladas, um crescimento de 4,7% em relação ao mesmo período de 2024, com faturamento de US$ 2,045 bilhões, um avanço de 13,9%. O aumento no faturamento reflete um preço médio mais alto, com crescimento de 8,8%.

A China se manteve como principal destino da carne bovina brasileira, com 94.448 toneladas embarcadas e um faturamento de US$ 450,38 milhões em fevereiro. Os preços médios para o mercado chinês registraram queda de 2,1% na comparação com janeiro, influenciados pela menor demanda do consumidor e preços mais baixos no atacado.

Já os Estados Unidos foram o segundo maior comprador no mês, importando 26.936 toneladas, um aumento expressivo de 42% sobre janeiro. O faturamento com as exportações para o mercado norte-americano totalizou US$ 147,3 milhões, um crescimento de 38,2% no mesmo período.

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Outro destaque foi o México, que ficou em sétimo lugar entre os maiores compradores da carne bovina do Brasil, com 4.421 toneladas importadas em fevereiro, um avanço de 41% em relação a janeiro.

‘Seguimos ampliando a diversificação das exportações, garantindo um crescimento sustentável para o setor, sem descuidar do abastecimento interno. As vendas externas representam cerca de 30% da produção nacional e complementam o mercado interno, permitindo que a indústria aproveite melhor cada corte, ajustando o mix de produtos e atendendo às demandas específicas de mais de 150 mercados. Esse trabalho estratégico fortalece ainda mais a competitividade do Brasil no mercado internacional e abre novas oportunidades para a carne brasileira no mundo’
- Roberto Perosa, presidente da ABIEC

Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e foram divulgados na última sexta-feira (07).

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde