Com a presença do governador Romeu Zema (Novo), foi realizada, hoje (26), no auditório do BDMG uma cerimônia para oficializar o lançamento do programa Minas Capacita Rural, um Seminário de Cursos de Capacitação em Apicultura, Queijo Minas, Fruticultura e Agricultura Irrigada. Compareceram também o deputado federal Zé Silva - autor da ideia - e representantes das diretorias da Emater-MG e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), órgãos envolvidos na empreitada.
Mas por que fazer um seminário para lançar cursos? De acordo com a assessoria do governo, o objetivo é detalhar as formações que serão disponibilizadas aos produtores rurais. O deputado federal Zé Silva, líder do governo Zema no Congresso Nacional, informou ter investido R$ 1.212.896,33 e fechado parcerias para que as formações acontecessem.
“Estou comprometido em apoiar o desenvolvimento da nossa agricultura e, através deste investimento e parcerias estratégicas, estamos proporcionando oportunidades de capacitação essenciais para nossos produtores rurais”, disse.
As capacitações serão realizadas em 61 municípios da área de atuação do IDENE (regiões Norte, Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce). A empresa contratada será responsável por promover capacitações nas quatro áreas temáticas, além de um Seminário Regional sobre as redes de cooperação e produção das regiões atendidas e produção de material impresso em formato de cartilhas, com instruções técnicas de produção e processamento nas diversas cadeias produtivas contempladas.
Senar já oferece 10.408 cursos
Os produtores rurais interessados em participar das capacitações devem procurar os escritórios da Emater-MG mais próximos. Lembrando que o SENAR já oferece cursos nas mesmas áreas - fruticultura, Queijo Minas Artesanal, Apicultura e Agricultura Irrigada - e de outras diversas modalidades relacionadas ao universo rural, num total de 10. 408 formações. Todas gratuitos.