Ela começou a carreira na TV bem cedo. Com apenas três anos, já participava de videoclipes como “O lindo lago do amor” de Gonzaguinha; e propagandas, representado a Xuxa Mirim nos comerciais de um supermercado com o bordão “E hoje tem!” para anunciar as ofertas. Aos 11 anos, estreou como atriz na telenovela Vamp, da Rede Globo, interpretando a espevitada e superdotada filha de Reginaldo Faria.
O tempo passou e, após vinte novelas (está no ar, com a exagerada personagem Alícia, de Fuzuê, da Globo), aos 44 anos, ela decidiu se aventurar pelo universo do agro. Em parceria com o marido - o também ator Raoni Carneiro - e amigos, ela tem investido na produção de café sustentável.
Os grãos são produzidos na Fazenda Nosso Vilarejo, que fica em Paty de Alferes, na região serrana do Rio de Janeiro e tem 200 hectares distribuídos em áreas de preservação, recuperação de nascentes e cafezais.
O produto, batizado com as iniciais, FNV, é produzido com base nos princípios da agricultura sintrópica, que “mimetiza” as condições da natureza, priorizando a preservação do solo e vegetação local. O resultado é um café especial com pontuação acima de 80.
Antes de Fernanda e o marido adquirirem a propriedade, o cafezal e a sede estavam abandonados, precisando de manutenção. A família investiu na restauração da casa e na recuperação do solo, com a ajuda de especialistas. Deu certo|! Hoje, o cafezal tem a espécie catuí vermelho azulão, o acauã e o catuaí. “Nosso café é feito com muito cuidado em todos os processos, da colheita à seleção manual dos grãos. Ele chega carregado de propósito”, disse ela, por meio de sua página no Instagram.
Entre uma gravação e outra, a atriz compartilha em suas redes sociais, conteúdos da marca e conscientiza o público sobre a importância de incentivar e investir na produção agroecológica
“A Fazenda Nosso Vilarejo mudou a nossa vida e da nossa família! Ela trouxe novos sonhos, propósitos, descobertas e, principalmente, a alegria de apreciar e valorizar a natureza bem de pertinho”.
Segundo Fernanda, cada detalhe, cada pé de café, cada colaborador, todo o processo da colheita até chegar à xícara, trazem novos aprendizados. “Olhar detalhes que nunca imaginamos e refletir a importância de cada grão. A fazenda se tornou o nosso lugar preferido no mundo. É onde construímos nossas memórias, sonhos e planos. O lugar onde nossas raízes se encontram. Nosso maior presente é entregar, um produto cada vez mais sustentável e de qualidade”.