Nos dias 11 e 12 de agosto, o Mercado Velho da cidade histórica de Diamantina - Patrimônio Mundial da Unesco - vai ser palco de uma grande festa gastronômica e cultural. Haverá degustações, comercialização dos produtos, roteiros turísticos de vivências pelas cervejarias artesanais, fazendas, casas de queijos e vinícolas, além de shows musicais e toda a oferta cultural da cidade. Ao todo, serão 18 expositores: sendo 5 de vinho, 5 de queijo, 5 de cerveja e 3 restaurantes.
Kele Vespermann, analista técnica do SEBRAE e uma dos organizadoras do 4º Festival Artesanal de Cervejas, Queijos e Vinhos, conta que o preparo dessas três bebidas na cidade resgata as práticas de produções artesanais que ajudaram a promover o desenvolvimento econômico da cidade.
Segundo a prefeitura, pesquisas históricas demonstraram que no século XVIII já haviam registros da produção de queijo no território que, hoje, pertence a Diamantina e os primeiros relatos sobre a produção de cerveja e vinho surgiram no final do século XIX.
A ideia do Festival surgiu com objetivo de apresentar ao público - moradores da região e turistas - seus principais produtos artesanais, a cerveja, o Queijo Minas Artesanal e o vinho, com produção retomada há alguns anos nas terras altas do Espinhaço.
“O evento é um paraíso para os amantes da boa comida e bebida, onde você pode encontrar produtos únicos, produzidos com maestria e inspirados nas tradições históricas e culturais de Diamantina. Além da gastronomia, o visitante terá a oportunidade de bater papo com os responsáveis pela produção e se inteirar sobre os processos produtivos, matérias primas e harmonização. É uma oportunidade única de se conectar com nosso terroir e mergulhar no mundo fascinante dos produtos artesanais”, disse Leonardo Nascimento, expositor da Cervejaria Relíquias.
Acesse as redes sociais do Festival Artesanal: @Fad_festivalartersanal
Para acompanhar as programações culturais e acessar informações sobre Diamantina basta acessar o Instagram da @tv.tur.diamantina
Dicas de locais de hospedagem e serviços, você pode encontrar no aplicativo da Associação Comercial e Industrial de Diamantina -