Que tal uma Paella Mineira gratinada com queijo Araxá? Ou bolinhos de feijão com vatapá de tambaqui e queijo canastra? Quem sabe uma coxinha de rabada com creme de queijo, dadinhos de canjioca ou bolinhas de creme de queijo com melaço de cana? Pratos como esses podem ser alguns dos que serão preparados por renomados chefs de cozinha no Festival do Queijo Artesanal de Minas, que acontecerá no Expominas, de 8 a 10 de junho. Pela primeira vez em sua história, o Festival será realizado, concomitantemente, à 18ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite - a Megaleite - no Parque da Gameleira. Juntos, os dois esperam atrair cerca de 15 mil pessoas por dia.
O Festival é organizado pelo Sistema Faemg e pelo Sebrae, desde 2017. Paula Lobato, analista de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg e uma das coordenadoras do Festival, conta que a ideia foi mesmo ‘aproveitar’ o público que já irá se deslocar para a Megaleite possibilitando a chance de que ele conheça e vivencie de perto o universo dos queijos artesanais. “Ou melhor, que conheça do leite, com as ordenhas dos Torneios Leiteiros da Megaleite, ao queijo”, reiterou Paula.
No Expominas, serão montados 12 estandes (decorados com referências culturais regionais) com queijos das 12 regiões produtoras reconhecidas e regulamentadas pelo governo do estado: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras da Piedade ao Caraça, Serra do Salitre, Serro, Serras da Ibitipoca e Triângulo Mineiro, Alagoa, Mantiqueira de Minas. Um 13º estande abrigará queijos de outras regiões do estado.
“A ideia é promover uma grande festa, aproximando produtores e público, possibilitando a troca de conhecimento e de experiências gustativas prazerosas. Nossa expectativa é a melhor possível”, disse Paula.
Programação Técnica para profissionais e público em geral
A programação técnica inclui um seminário voltado para o aprimoramento dos profissionais que atuam diretamente na cadeia dos QMAs e oficinas de harmonização e degustação para o público em geral.
Está prevista também para 10 de junho a primeira avaliação técnica dos queijos de produtores atendidos pelo programa ATeG da Agroindústria do Sistema Faemg Senar. Eles receberão um laudo com as características qualitativas e sensoriais de seus queijos. A avaliação será feita pela equipe de técnicos e supervisores do programa.
Serviço
5º Festival do Queijo Artesanal de Minas - 8, 9 e 10 de Junho. Das 10h às 22hrs.
Local: Expominas: Av. Amazonas, 6020 - Gameleira, Belo Horizonte - MG
A entrada é gratuita com credenciamento único, que vale para os dois eventos.
Como vai funcionar: É feito o pré-credenciamento no site e, na entrada dos eventos, é só mostrar o QR Code para retirar o crachá.
Oficinas: Para quem quiser participar das oficinas, é cobrado um valor de R$50 e a inscrição deve ser feita também pelo link:
Para outras informações sobre o Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais, acesse o site oficial do evento: