Ouvindo...

Produtores deverão receber 5,5% a mais pelo litro do leite em maio

Valor de referência foi divulgado, ontem, durante reunião do Conseleite; consumidor também deverá pagar um pouco mais; importação de leite em pó complica o mercado

O valor médio de referência para o litro do leite entregue aos laticínios em abril e a ser pago em maio é de R$ 2,8065, um aumento de 5,5%. O novo valor foi anunciado, ontem, (26) durante reunião do Conseleite-MG (Conselho Paritário entre Produtores de Leite e Indústrias de Laticínios- MG). O presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite do Sistema, Jônadan Ma, disse que o aumento foi uma reação do mercado à baixa produção. “Conseguimos manter uma demanda mais firme, o que está permitindo esse aumento”, avaliou Ma.

Segundo ele, o consumidor também deverá pagar um pouco mais. “Já estamos, inclusive, vendo algum reajuste nas gôndolas dos supermercados. É importante encontrar o equilíbrio entre o preço que sobe para o produtor e para o consumidor, em que ponto começa haver gargalo de consumo. O importante é que o produtor tenha uma renda que consiga pagar seus custos e o consumidor tenha uma renda que consiga consumir produtos lácteos”, analisa.

Na opinião do presidente da Comissão, o que tem atrapalhado muito o mercado interno é o excesso de importação do leite em pó. Segundo ele, os produtos importados estão chegando mais baratos que os nossos produtos porque o custo-Brasil ainda é muito alto e os subsídios oferecidos por outros países (mesmo a Argentina) acabam revertendo em produtos com preços mais competitivos do que os nossos. “Os produtores continuam na luta. A boa notícia é que devemos ter, nos próximos dias, uma redução no custo-alimentação com a super safrinha do milho e da soja que deve jogar os preços pra baixo. “Só não podemos esquecer que o produtor precisa ter uma margem pra continuar operando e crescendo na atividade”.

A resolução completa está disponível no site: www.conseleitemg.org.br. Na página, o produtor rural e laticínios podem realizar a simulação do preço do leite de acordo com os resultados médios de Qualidade e Volume de sua propriedade.

Outra novidade foi a oficialização da gerente do Sistema Ocemg, Izabela Perez, como a nova presidente do Conseleite. O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, comemorou a marca de cinquenta reuniões e parabenizou a gestora. “Nós estamos muito felizes com a nova presidência do Conseleite, assumida pela Izabela Perez, da Ocemg, a quem agradecemos a parceria. Faço um agradecimento especial ao presidente da Ocemg, Ronaldo Scucato, pela confiança no trabalho que o conselho vem fazendo”.

Encontro de Conseleites

O Encontro Nacional de Conseleites de todo o país será realizado no dia 8 de junho, às 14h, durante a Megaleite, a maior exposição da pecuária leiteira da América Latina. A Megaleite 2023 será realizada, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, entre os dias 7 e 10 de junho.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.



Leia mais