Para celebrar os 30 anos de sua fundação, a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) está lançando o selo comemorativo “Brahman – Excelência em Produção de Carne desde 1993”, desenvolvido pela agência Lake Business Intelligence. Também está sendo lançado, no canal oficial da ACBB no Youtube, um vídeo promocional que conta a história da raça e sua contribuição para a pecuária de corte do país. Um evento especial está marcado para 4 de maio na Expozebu em Uberaba.
“Por meio do selo, queremos mostrar toda a tradição e a modernidade que a raça traz para a pecuária de corte mundial. Integramos a bandeira do Brasil para reforçar a grande contribuição do agro na produção mundial de alimentos”, explica Miguel Medeiros Neto, diretor de Marketing da Lake Business Intelligence.
De acordo com o presidente da ACBB, Gustavo Rodrigues, durante a maior exposição das raças zebuínas do mundo, a ExpoZebu 2023, a entidade realizará um evento especial para celebrar os 30 anos.
Momento para mostrar os avanços da raça
A comemoração acontecerá em 4 de maio, na Casa do Brahman, no Parque Fernando Costa, em Uberaba. “Será um momento para mostrar aos visitantes de diversos países os avanços do Brahman brasileiro, que é muito procurado pelo mercado internacional. O desempenho da raça em provas zootécnicas tem comprovado sua alta performance no campo. É uma genética de resultado em vários cruzamentos, contribuindo para a produção de carne de qualidade”, diz Rodrigues. O presidente aproveitou para lembrar que estão abertas as inscrições para a 3ª Prova de Eficiência e Performance Brahman BoicomBula.
História da ACBB
A entidade foi criada em 10 de abril de 1993 por um grupo de pecuaristas de Londrina (PR) que estavam interessados em importar a raça. Hoje, a Brahman é a segunda raça bovina de corte que mais exporta sêmen no Brasil.
O primeiro presidente foi Manoel Campinha Garcia Cid, conhecido como Neco Garcia, que iniciou a formação do plantel nacional.
Coube ao criador Antônio José Prata Carvalho, o “Tonico Carvalho”, que conduziu a entidade de 1997 a 2000,consolidar o Brahman no Brasil.
Em 1998, a sede passou a ser em Uberaba”.
Nos anos seguintes, a ACBB atuou para multiplicar a genética da raça e garantir o melhoramento do rebanho nacional.
Também foram feitos investimentos em eventos internacionais e criadas competições para mostrar a eficiência da raça na produção de carne.
De importador a exportador
Todas essas ações possibilitaram ao Brasil passar de importador para exportador da genética Brahman, especialmente para países como Angola, Argentina, Canadá, Equador, Bolívia, Panamá e Paraguai. Atualmente, o Brahman é a raça zebuína de maior presença no mercado mundial, criada em mais de 80 países.
Mais sobre a raça
O Brahman é considerado de tamanho intermediário entre as raças de corte.
Os touros pesam geralmente de 720 a 990 quilos e as vacas de 450 a 630 quilos.
Os bezerros são pequenos, pesando de 30 a 40 quilos ao nascer. As cores predominantes no Brahman têm tonalidades cinza claro, vermelho e preto.
0 grande impulso à raça aconteceu quando os Estados Unidos realizaram duas importações de Zebu do Brasil, em 1923 e 1924.
O objetivo era criar uma raça que aguentasse calor, umidade, insetos, parasitas e doenças típicas do Golfo do México na penúltima virada de século.
Criado em mais de 70 países, o brahman, hoje, é um bovino altamente adaptado às mais diversas condições climáticas.