O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que está na China, informou que o governo chinês suspendeu o embargo às importações da carne bovina brasileira, após a confirmação de um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da “vaca louca”). Fávaro relatou que se reuniu com o Ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa (GACC), Yu Jianhua, para tratar do assunto. Ele embarcou para a China na última segunda (20), quase uma semana antes da comitiva presidencial. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca no próximo dia 26, domingo, e deve se encontrar com Xi Jinping para discutir, entre outros temas, ampliação da pauta comercial.
A liberação das exportações é para as carnes de animais abatidos a partir de 24 de março. “Tenho certeza de que esse é um passo importante para que o Brasil avance cada vez mais com o credenciamento de plantas e oportunidades para a pecuária brasileira”, disse.
A Embaixada da China no Brasil ainda não divulgou a decisão oficialmente e não foi informada a data precisa para a retomada das vendas. Na comitiva que irá à China com o presidente Lula, estão 240 empresários, sendo 90 representantes do agronegócio. A expectativa é ampliar as exportações para além das commodities, como soja e milho.
Além da China, Tailândia, Irã e Jordânia suspenderam as importações de carne bovina de todo o Brasil, no início de março, após um caso de vaca louca ter sido identificado, em um animal macho de 9 anos em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA). Laboratórios internacionais identificaram que o caso de vaca louca era atípico e resultado do envelhecimento natural do animal. Na prática, isso significa que não havia risco de contaminação do rebanho