Ouvindo...

Manga tem o maior desconto no Programa de Preços do MAPA para a agricultura familiar

Outros produtos que receberão bônus são: abacaxi, banana, borracha, cacau e cará/inhame, entre outros

Pela segunda vez consecutiva, a manga recebeu o maior bônus do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar

Dentre os produtos que receberão bônus de desconto do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) do Ministério da Agricultura e Pecuária, a manga recebeu novamente o maior bônus (78,75%). Já a menor bonificação ficou com a pimenta-do-reino (1,38%). O benefício é concedido a agentes financeiros operadores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O produtor recebe o bônus quando o valor do seu cultivo fica inferior ao preço de referência, permitindo desconto no pagamento ou amortização das parcelas de financiamento no Pronaf.

Outros alimentos com bônus de desconto nas operações e parcelas de crédito são: abacaxi, banana, borracha natural cultivada, cacau cultivado (amêndoa), cará/inhame, castanha de caju, feijão caupi, laranja, mamona (baga), manga, pimenta do reino e trigo.

Neste mês, na comparação com o mês anterior, foram incluídos na lista o cará/inhame (Rondônia), trigo (Mato Grosso do Sul) e a pimenta-do-reino (Pará, Bahia e Espírito Santo).

O desconto nas parcelas do Pronaf é oferecido pelo Governo Federal com base no valor médio de mercado e no preço de garantia de cada produto. O desconto é automático, ou seja, o agricultor não precisa solicitar. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é o órgão responsável por coletar o preço de mercado e calcular o bônus.

Dentre os principais responsáveis pela variação de preços, na ocorrência de elevação ou queda das safras, estão o clima e a época do ano. A concorrência de produtos de outros estados também pode contribuir para a oscilação de preços.

(*) Com informações do MAPA.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.