Ouvindo...

Movimento de pessoas dos meios urbanos em direção ao campo é cada vez maior”, diz secretário

Thales Fernandes apontou avanços tecnológicos, qualidade de vida e valorização dos produtos agropecuários como alguns dos atrativos

Boas remunerações, menor custo e maior qualidade de vida estão atraindo as pessoas para o campo

Com o aumento da oferta de empregos no campo e outros avanços, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Thales Fernandes, disse ontem (20), durante entrevista coletiva no Palácio da Liberdade, que não é exagero falar em “êxodo urbano”. Segundo ele, já há, de fato, um movimento significativo de pessoas fazendo o caminho inverso: das cidades para os meios rurais.

“Temos uma grande preocupação com a sucessão rural porque até, há pouco tempo, não era fácil convencer os filhos de produtores rurais a darem continuidade ao negócio dos pais. Hoje, com a melhoria do sinal de internet, do acesso à tecnologia, da assistência técnica, dos avanços nas questões sanitárias e à melhor remuneração dos produtos e funções agropecuárias, eles próprios estão percebendo que vale a pena optar pela vida no campo”.

Thales disse ainda que, mesmo as pessoas em fases mais adiantadas da vida, estão voltando para as áreas rurais. “Quem tinha o sonho de deixar suas empresas e se aposentar, principalmente após a pandemia, para ter mais qualidade de vida está se encorajando com as boas notícias vindas do campo. Ainda mais com os incentivos oferecidos pelo governo a pequenos produtores para que invistam em produtos com valor agregado. Isso é bom, esse é um movimento positivo para toda a sociedade”, ponderou.

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.