Minas e Peru. Será que dá caldo? Maria Edinice Soares Rodrigues, representante técnica da Emater, garante que sim. Ela participou de uma reunião de trabalho, em Lima, no Peru, nessa semana, para discutir as prioridades de um Acordo de Cooperação assinado entre a Sierra y Selva Exportadora, empresa vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Irrigação do Peru, e a Secretaría de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.
“Conhecemos a Universidade Agrária de La Molina e tivemos reuniões para construir um plano de trabalho conjunto”, contou Edinice que também foi jurada no 6º Concurso Nacional de Queijos e palestrou para os alunos do curso de Zootecnia da Universidade de La Molina.
A Sierra y Selva promove o fortalecimento e a ampliação do acesso dos produtos de pequenos e médios agricultores peruanos aos mercados locais, regionais e nacional e ainda atua como facilitadora de operações de exportação.
Entre as principais possibilidades do acordo firmado com o Governo de Minas Gerais, estão a criação de uma plataforma virtual de ensino a distância, a realização de diagnósticos de produção e mercado para produtos de interesse de Brasil e Peru, como café, azeites vegetais, uva, cítricos, batata e milho, além do queijo. A cooperação prevê ainda capacitações de técnicos e promoção comercial, com negociações para a abertura do mercado brasileiro aos queijos peruanos, além da participação de produtores na EXPOQUEIJO 2023, evento promovido anualmente em Araxá (MG).
(*) Com informações da Emater-MG