Ouvindo...

Megacana, maior evento do setor sucroalcooleiro do país, começa amanhã

Feira, em Campo Florido, deve atrair três mil pessoas e terá palestras do ex-jogador Dunga e do comentarista político Caio Coppolla

Megacana terá vários estandes com as últimas novidades das tecnologias de produção

Começa amanhã (10) e segue até quinta-feira (11) a 14ª edição da Megacana Tech Show Brasil, na sede da Canacampo, em Campo Florido, no Triângulo Mineiro. O evento, idealizado e promovido pela Canacampo e pela Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), é voltado para o segmento sucroenergético - produtores, usinas e empresas da cadeia produtiva.

A programação inclui homenagens, palestras técnicas e painéis sobre a cultura da cana, produção de etanol, açúcar e energia, mercado internacional e insumos. Haverá também estandes com as novidades do setor, homenagens e a participação do capitão e ex-jogador da seleção brasileira, Dunga, e do comentarista político da Rádio Jovem Pan, Caio Coppolla. O primeiro fará a palestra motivacional “Do Campo para a Vida” e o segundo falará sobre os “Desafios do Brasil”.

A abertura, marcada para às 9h, contará com a presença do Subsecretário de Política e Economia Agropecuária João Ricardo Albanez. O presidente da Canacampo, Daine Frangiosi, espera que cerca de três mil pessoas passem pelo local. Ele destaca os painéis com os patrocinadores master, Ubyfol, Koppert e PHC, que falarão sobre o mercado externo do açúcar com mediação de Francisco Vital, da Usina Coruripe; o Sistema FAEMG/SENAR que trará o convidado especial e presidente da DATAGRO, Plínio Nastari,; o painel Mulheres do Agro, com Claudia Savoia, coordenadora da Sustentabilidade e Meio Ambiente da Usina Delta; Mariluci Pinheiro Rossi, diretora de Administrativa e de Recursos Humanos da Usina Coruripe, e a produtora Barbara Brunozzi, gerente agrícola da Brunozzi Agropecuária, além, claro, das palestras com Dunga e Caio Coppolla.

Segundo Daine, o maior desafio do produtor de cana é continuar produzindo com quantidade, qualidade e rentabilidade. “Estamos sempre nos reinventando, nos adaptando, nos atualizando e reivindicando melhores condições de trabalho para o setor”.

As inscrições para o evento deve ser feita pelo site da feira – www.megacana.com.br, na aba “credenciamento”.

Programa para auxiliar os trabalhadores

O painel técnico do Sistema FAEMG, no dia 11, terá as participações do presidente Antônio Pitangui de Salvo e do superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, além do especialista em economia agrícola e fundador da Datagro, Plínio Nastari que fará a palestra: " O Potencial e Valor da Bionergia na Transição Energética”.

Durante evento, o Sistema FAEMG lançará um programa que vai abordar aspectos de saúde, segurança do trabalho e avaliação ambiental junto aos produtores rurais, com a parceria da Siamig. O piloto já foi desenvolvido em algumas propriedades no Triângulo Mineiro, apresentando melhorias nas práticas de produção. Posteriormente, a expectativa é expandir para outras cadeias.

O presidente da Siamig, Mário Campos, destacou a importância da participação nesta feira do setor sucroenergético, que é a junção da agricultura com a indústria. “Ter o Sistema FAEMG na Megacana é muito gratificante. A Federação tem papel importante no desenvolvimento do agronegócio em Minas Gerais. Além de representar muito bem os interesses dos agricultores, faz um trabalho de qualificação por meio do SENAR”.

Raio x

  • O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo;

  • Minas é o segundo produtor do país;

  • A previsão para a safra mineira de 2022 é de 68 mil toneladas

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.