Vale do Aço tem reforço no policiamento para as eleições 2026 em todas as cidades
Comandante do Batalhão de Ipatinga informa que todo o efetivo está à disposição para garantir a segurança dos eleitores

A Polícia Militar vai empregar todo o efetivo operacional disponível para o policiamento das eleições de 2026 nas nove cidades atendidas pelo 14º Batalhão, sediado em Ipatinga. O reforço será concentrado nas proximidades dos locais de votação e contará com atuação integrada entre os órgãos responsáveis pela segurança e pela organização do pleito.
A informação foi divulgada pelo comandante do 14º BPM, tenente-coronel Gustavo Gomes de Melo, em entrevista nesta sexta-feira, dia 2. Segundo o oficial, o planejamento para a operação começou no início do ano e foi elaborado a partir das diretrizes da Polícia Militar e em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral.
Gustavo explicou que os militares em condições de atuar no policiamento serão empregados na operação eleitoral. De acordo com o comandante, não haverá policiais do batalhão em férias neste período, já que as férias daqueles que estavam nessa situação foram suspensas para ampliar o efetivo disponível. O comandante ressaltou, no entanto, que o policiamento ordinário continuará funcionando normalmente para atender às ocorrências do dia a dia.
A operação eleitoral começou nesta sexta-feira e seguirá até depois da votação. O primeiro turno das Eleições 2026 será realizado neste domingo, dia 4 de outubro, das oito da manhã às cinco da tarde, pelo horário de Brasília.
Transporte de eleitores
Entre as orientações apresentadas pelo comandante está o transporte de eleitores. Gustavo alertou que o transporte realizado fora das condições previstas pela legislação eleitoral pode configurar crime.
Pelas regras estabelecidas para as eleições, desde sábado, dia 3, até o dia seguinte à votação, veículos ou embarcações não podem realizar transporte de eleitores fora das exceções previstas em lei.
Manifestação política nos locais de votação
O comandante também falou sobre a manifestação individual da preferência política. Segundo Gustavo, o eleitor pode utilizar, de forma individual, elementos que demonstrem sua preferência, desde que não pratique outras condutas proibidas.
A orientação é diferente para ações coletivas de propaganda. No dia da votação, pedir votos, distribuir propaganda ou abordar eleitores para influenciar a escolha pode caracterizar boca de urna.
Fiscalização de propaganda irregular
O derramamento de santinhos e outros materiais de campanha nas proximidades dos locais de votação também estará entre as situações fiscalizadas. Segundo o comandante do 14º Batalhão, a Polícia Militar pretende utilizar recursos tecnológicos para auxiliar o trabalho das equipes, incluindo câmeras com reconhecimento facial e aeronaves remotamente pilotadas.
O planejamento prevê ainda procedimentos específicos para situações que resultem em prisão ou condução. Conforme Gustavo, haverá comunicação entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Justiça Eleitoral e os demais órgãos envolvidos. Em Ipatinga, o estádio Ipatingão será utilizado como ponto de apoio para a operação.
Bebida alcoólica e atendimento pelo 190
Questionado sobre a venda de bebidas alcoólicas, o comandante informou que, de acordo com as orientações recebidas pela unidade, não existe uma proibição geral para a comercialização por estabelecimentos durante o período eleitoral.
Ele ressaltou, porém, que as regras de trânsito permanecem em vigor. Motoristas flagrados sob influência de álcool estarão sujeitos às medidas previstas na legislação.
A Polícia Militar também orienta o eleitorado a comunicar eventuais ocorrências pelo telefone 190. Segundo o comandante, policiais estarão circulando pelos locais de votação e terão programação para passar pelos diferentes pontos, mesmo onde não houver uma equipe fixa. O objetivo, segundo Gustavo Gomes de Melo, é garantir a segurança dos eleitores e o funcionamento regular da votação nas nove cidades atendidas pelo 14º Batalhão.
Apresentador do programa Itatiaia Patrulha - Vale do Aço, que vai ao ar todos os dias na rádio Itatiaia Vale do Aço - 102,3 FM. Programa com notícias da área de segurança pública da região do Vale do Aço, além dos principais fatos policiais de Minas Gerais.


