Belo Horizonte
Itatiaia

Sob aplausos e homenagens, Vale do Aço se despede de Chico Simões

Familiares e amigos lembraram a dedicação de Chico Simões à vida pública e às causas sociais

Por
Stella Dutra

O corpo do vereador de Coronel Fabriciano, ex-prefeito por três mandatos e ex-deputado estadual Chico Simões chegou por volta das 13h30 desta segunda-feira (6) à Capela Municipal, no Cemitério Senhor do Bonfim, onde foi velado por familiares, amigos, lideranças políticas e militantes. Simões estava internado para tratamento de um câncer. O sepultamento foi realizado às 17h, no Cemitério Vale da Saudade, no bairro Sonja.

A despedida reuniu dezenas de pessoas que prestaram as últimas homenagens ao político, cuja trajetória marcou a história recente de Coronel Fabriciano e do Vale do Aço. Antes do sepultamento, familiares e amigos lembraram a dedicação de Chico Simões à vida pública e às causas sociais.

Entre os presentes estava o secretário-geral da CUT Regional Vale do Aço e dirigente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ipatinga, Aurélio Moreira de Souza. Para ele, Chico Simões deixa um legado construído na administração pública, na atuação parlamentar e na militância política.

"Era um militante aguerrido, um administrador extremamente competente e dedicado. Deixa um legado de compromisso com a boa gestão pública e com a luta por uma sociedade mais justa", afirmou.

Aurélio também destacou a forma como Chico defendia suas convicções ao longo da vida pública. "Ele nunca teve medo de dizer a verdade. Defendia suas posições com firmeza e ajudou na construção do Partido dos Trabalhadores e das lutas sociais aqui no Vale do Aço."

Ao final da cerimônia, familiares, amigos e companheiros de militância prestaram uma última homenagem. Sob aplausos, os presentes gritaram "Companheiro Chico Simões, presente!", encerrando a despedida em um dos momentos mais emocionantes do sepultamento.

Eleito vereador em 2024, Chico Simões deixa uma trajetória marcada por três mandatos como prefeito de Coronel Fabriciano, pela atuação como deputado estadual e pela participação ativa na política regional.