Itatiaia

Voluntariado na Austrália oferece estadia gratuita cuidando de cavalos em fazenda

Oportunidade em Nova Gales do Sul inclui hospedagem, refeições e passeios a cavalo em troca de 32 horas semanais de trabalho

Por
Porto de Sydney reúne cartões-postais famosos da Austrália, áreas ao ar livre e passeios ao pôr do sol
Porto de Sydney reúne cartões-postais famosos da Austrália, áreas ao ar livre e passeios ao pôr do sol • Wikimedia Commons|Kim

Em uma fazenda nos arredores de Inverell, no interior de Nova Gales do Sul, na Austrália, 66 cavalos precisam de cuidados diários. Para quem tem experiência com animais e quer conhecer de perto a rotina rural australiana, a propriedade oferece uma oportunidade de voluntariado que inclui hospedagem, alimentação e passeios a cavalo.

A experiência é intermediada pela plataforma Worldpackers e prevê 32 horas de trabalho por semana, com um dia de folga. Em troca, o voluntário recebe quarto privativo, refeições e a possibilidade de participar da rotina da propriedade e de atividades na região.

A estadia pode durar de quatro a 12 semanas, e há vagas abertas para períodos de 2027, incluindo fevereiro.

O que está incluído

A fazenda oferece acomodação em quarto privado, cozinha compartilhada e as três principais refeições do dia. Também estão incluídos acesso à internet, lavanderia, transporte para algumas atividades e um certificado ao final da experiência.

Os voluntários ainda podem participar gratuitamente de eventos realizados na cidade e fazer passeios guiados pela propriedade. As tardes, quando a rotina permite, costumam ser reservadas para cavalgadas pelas trilhas da fazenda.

Apesar dos benefícios oferecidos, a viagem não é totalmente gratuita. O participante precisa arcar com passagem aérea, deslocamentos dentro da Austrália, seguro de viagem e visto.

Como é a rotina

O dia começa cedo com os cuidados dos 66 cavalos, incluindo alimentação e manejo dos animais. A propriedade abriga éguas, garanhões, potros e cavalos jovens.

As tarefas variam de acordo com as necessidades da fazenda e podem incluir alimentação dos animais, limpeza de bebedouros, organização de equipamentos de montaria, manutenção do jardim e auxílio nas tarefas domésticas.

Em determinados períodos, os voluntários também podem ajudar com potros recém-nascidos ou acompanhar os proprietários em competições de enduro equestre.

Depois das atividades, há tempo para cavalgar pelas trilhas da propriedade. Segundo os responsáveis pela fazenda, são quilômetros de caminhos disponíveis para os voluntários, embora os passeios possam ser suspensos em dias de chuva ou durante viagens para competições.

A alimentação oferecida segue uma proposta predominantemente paleo, com alimentos não processados e sem cereais ou leguminosas. No jantar, por exemplo, são servidos vegetais ou saladas acompanhados de carne.

Quem pode participar

A oportunidade é voltada a pessoas que já tenham experiência com cavalos e saibam lidar com os animais com segurança. Também é necessário ter condicionamento físico para realizar cerca de duas horas de montaria por dia.

Entre os requisitos estão:

  • Ter entre 18 e 64 anos;
  • Possuir conhecimento básico de inglês;
  • Ter experiência suficiente para manejar cavalos;
  • Ter boa condição física para a rotina de montaria;
  • Estar disposto a viajar sozinho.

A propriedade não aceita casais ou duplas de voluntários e recebe no máximo duas pessoas simultaneamente.

Trabalho com cavalos de enduro

A fazenda é voltada à criação e preparação de cavalos para enduro equestre, modalidade de longa distância que exige resistência dos animais e preparo dos cavaleiros.

Por isso, parte das atividades dos voluntários está diretamente relacionada à preparação dos cavalos e dos equipamentos utilizados nas competições. Dependendo do calendário, os participantes podem acompanhar os eventos e, caso tenham experiência e interesse, até participar deles.

Natureza australiana

A fazenda fica na região de Northern Tablelands, conhecida pelas paisagens rurais, colinas, rios e áreas de vegetação nativa. Inverell é uma das pequenas cidades da região.

A localização também proporciona contato com a fauna característica da Austrália. Durante a estadia, os voluntários podem encontrar animais como cangurus, coalas, emús, equidnas, kookaburras e goannas, além de espécies de serpentes.

A proposta, portanto, combina a rotina de uma propriedade rural com a possibilidade de conhecer uma área menos urbana da Austrália — tendo os cavalos como principal foco da experiência.

Por

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

 

 

Belo Horizonte