Ouvindo...

Veja dicas simples de organização que podem ser aplicadas gastando pouco

Especialista em organização ensina truques práticos para transformar armários e cômodos usando apenas materiais comuns do dia a dia

Manter a casa organizada não precisa ser caro nem complicado. Com algumas técnicas simples e o reaproveitamento de materiais, é possível transformar a funcionalidade dos ambientes e melhorar o bem-estar no dia a dia.

Em entrevista ao ‘Infobae Deco’, a especialista em organização de espaços Paula del Castillo explicou que o hábito de manter tudo no lugar vai além da estética: “A organização facilita a rotina, reduz o estresse e otimiza o tempo, porque ajuda a encontrar cada objeto com facilidade e evita a poluição visual causada pela bagunça”, afirmou.

Leia também

A profissional destaca que o segredo é adaptar os métodos de organização ao tamanho e às características de cada espaço. E para quem quer economizar, ela recomenda reutilizar itens que já existem em casa, como bolsas, caixas e recipientes.

Entre as ideias práticas, Paula sugere transformar papelão em divisórias para gavetas. Basta cortar o papelão na altura desejada, dobrar as bordas para reforçar e, se quiser, revestir com papel adesivo. Outra dica é reaproveitar pequenas caixas para guardar meias, roupas íntimas ou materiais de escritório.

Outros truques incluem usar placas de acrílico ou papelão para dobrar roupas de forma uniforme, pendurar peças em cabides de veludo (que ocupam menos espaço e evitam que as roupas escorreguem) e aplicar a regra “sai um, entra um”, descartando algo sempre que uma nova peça for adicionada ao armário.

Por fim, a especialista reforça que o tamanho da casa não determina a organização. “Ter mais espaço pode fazer a gente acumular mais do que precisa. O importante é usar o que temos de forma inteligente e consciente”, conclui Paula del Castillo.

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação Duo, FBK, Gira e Viver.