Médico: “Segurar a vontade de fazer xixi tem dois riscos importantes e pode favorecer infecções”
Segurar ocasionalmente a vontade de urinar não representa um perigo grave, mas transformar isso em um hábito pode acarretar consequências importantes

Levantar para ir ao banheiro no meio de uma aula é uma cena comum em qualquer escola ou universidade. Às vezes, os professores suspeitam que os alunos estão apenas buscando uma desculpa para sair, mais do que uma necessidade real. No entanto, do ponto de vista médico, segurar a urina não é tão inofensivo.
Segurar o xixi pode ser muito perigoso!
Além da infecção, há um risco físico ao segurar o xixi
O segundo risco está relacionado com a estrutura muscular da bexiga. Segundo o médico, a bexiga funciona como um balão: se inflada em excesso de forma contínua, pode acabar perdendo a eficácia para se esvaziar corretamente, o que a longo prazo pode levar a complicações urológicas.
Além desses riscos físicos, segurar a vontade de urinar tem consequências diretas no desempenho mental. Callejo cita um estudo que demonstra que a necessidade urgente de ir ao banheiro piora significativamente a memória e a concentração, já que o corpo prioriza a necessidade fisiológica sobre qualquer outra tarefa cognitiva. "Literalmente não conseguimos pensar se nossa bexiga está prestes a explodir", adverte. Um dado que, longe de ser anedótico, deveria levar a repensar a rigidez de algumas regras em contextos educativos ou de trabalho.
E quantas vezes é normal ir ao banheiro por dia?
Segundo Callejo, o habitual é urinar a cada três ou quatro horas, embora o número possa variar conforme o nível de hidratação, o tipo de alimentos consumidos ou o estado de saúde. No entanto, ir ao banheiro a cada hora pode ser um sinal de bexiga hiperativa, um transtorno que também requer atenção médica.
A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.



