Ouvindo...

Estas são as consequências de lavar o cabelo à noite, segundo especialistas

Dormir com o cabelo úmido pode causar danos aos fios e à saúde do couro cabeludo

Lavar cabelo com vinagre tem benefícios

Enquanto algumas pessoas preferem tomar banho de manhã para começar o dia, outras optam pelo fim da tarde, após atividades físicas, ou mesmo à noite, antes de dormir. No entanto, especialistas alertam que tomar banho à noite, especialmente quando se lava o cabelo, pode trazer riscos à saúde dos fios e ao bem-estar geral.

Os riscos de dormir com o cabelo molhado

Especialistas destacam que ir para a cama com os cabelos úmidos pode ser prejudicial. A dermatologista Clara Lacasta explicou à Vogue que esse hábito cria um ambiente propício para dermatites e infecções fúngicas.

Além disso, o cabelo molhado é mais frágil do que o seco, uma vez que a estrutura proteica do fio enfraquece quando molhada, tornando-o mais elástico e suscetível à quebra. Durante o sono, os movimentos podem danificar ainda mais os fios úmidos, aumentando a chance de pontas duplas e cabelos partidos.

Leia também

Como cuidar dos fios se você lavar o cabelo à noite

Caso prefira lavar os cabelos à noite, especialistas recomendam algumas medidas para proteger os fios, como utilizar o secador para remover a umidade de forma eficaz. Antes disso, é fundamental retirar o excesso de água com uma toalha de forma suave, sem esfregar com força para não quebrar os fios.

Sobre o tipo de toalha, a de algodão é a escolha ideal. Além de ser macio e respirável, permite que o cabelo permaneça saudável. Embora haja debates sobre o uso de toalhas de microfibra, a preferência por algodão garante maior cuidado e conforto.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.