Itatiaia

Ele foi morar nas montanhas da América Latina e construiu casas de barro com uma impressora 3D

Projeto une tecnologia e materiais naturais para construir estruturas de até 80 metros quadrados de forma sustentável

Por
Pessoa sentada sobre uma formação rochosa observa uma ampla paisagem montanhosa coberta por vegetação nativa. Ao fundo, uma cadeia de montanhas se destaca sob céu parcialmente nublado, enquanto áreas de solo claro contrastam com o verde da vegetação, sugerindo um ambiente natural de altitude no Norte de Minas Gerais
Imagem de uma montanha • IEF / Divulgação

gustín Gore decidiu se mudar para San Javier, nas serras de Córdoba, na Argentina, e acabou transformando uma técnica milenar de construção em um projeto que combina barro e tecnologia. Ao lado do amigo Gustavo Mutio, ele criou o Barrobot, uma impressora 3D de grande escala capaz de construir estruturas utilizando materiais naturais.

A máquina tem cerca de quatro metros de altura e foi desenvolvida praticamente do zero pelos dois amigos. O equipamento utiliza tecnologia CNC e servomotores para movimentar a estrutura nos eixos X, Y e Z e construir as paredes camada por camada a partir de um projeto digital.

Impressora 3D utiliza barro, paja e excremento de cavalo

O material utilizado pelo Barrobot combina paja, argila, areia, água e excremento de cavalo. Segundo Gore, esse último componente ajuda a plastificar o barro e melhorar suas propriedades para que possa ser utilizado pela impressora.

A proposta também busca reduzir o desperdício. Como o barro pode ser reutilizado, partes retiradas durante a construção podem voltar para a mistura e ser utilizadas novamente em outras etapas do processo.

Como funciona a construção com a impressora 3D

O processo começa com a criação de um projeto digital, que é enviado ao equipamento. A impressora então deposita sucessivas camadas de barro até formar as paredes e a estrutura da construção.

Uma das vantagens apontadas pelos criadores é a possibilidade de modificar o projeto durante a execução. Também é possível prever instalações e fazer alterações posteriores nas paredes sem precisar descartar todo o material.

Os primeiros trabalhos do Barrobot foram concentrados na construção de domos em formato de cúpula. Cada unidade exige cerca de 100 horas líquidas de impressão, embora o tempo total dependa das demais etapas da obra.

Projeto pretende construir casas de até 80 metros quadrados

O objetivo do projeto é ampliar o uso da tecnologia e transformá-la em uma alternativa para a construção de moradias. Atualmente, o equipamento já pode ser utilizado para desenvolver estruturas de aproximadamente 80 metros quadrados.

Os criadores apostam na combinação entre impressão 3D e barro para produzir construções mais acessíveis, reutilizáveis e com menor impacto ambiental. A intenção é aperfeiçoar o sistema para que ele possa ser utilizado na construção de casas completas.

Dessa forma, o Barrobot busca adaptar uma técnica tradicional às novas tecnologias e encontrar uma alternativa sustentável para enfrentar o problema habitacional.

Por

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

 

 

Belo Horizonte