Como parar de procrastinar? Técnica de 2 minutos promete aumentar a produtividade
Pesquisa da Universidade da Califórnia identifica método simples que ajuda a enfrentar tarefas adiadas e melhorar o foco no dia a dia

A procrastinação faz com que tarefas simples pareçam impossíveis de concluir, transformando obrigações em distrações tentadoras. Segundo especialistas, sentimentos como medo, estresse e depressão deixam as pessoas ainda mais vulneráveis a adiar compromissos.
Como funciona a técnica
O estudo identificou um método simples que pode ser aplicado em apenas 120 segundos para diminuir a procrastinação. Veja o passo a passo:
1) Identificar a tarefa que está sendo adiada.
2) Reconhecer as emoções relacionadas à tarefa, como ansiedade, tédio, medo ou cansaço.
3) Expressar essas emoções em voz alta ou por escrito.
4) Dividir a tarefa em etapas pequenas e claras.
5) Estimar o tempo necessário para cumprir a primeira etapa.
6) Escolher uma recompensa imediata para usar após a conclusão do primeiro passo.
7) Focar apenas no início, sem pensar no projeto completo.
8) Eliminar distrações, como notificações e celular.
9) Cumprir o primeiro passo e aproveitar a recompensa.
10) Repetir o processo até finalizar a tarefa.
O que o estudo descobriu
A pesquisa envolveu 1035 adultos dos Estados Unidos e do Reino Unido, com idade média de 39 anos. Os participantes foram divididos em três grupos, sendo um deles responsável por aplicar a técnica proposta.
O grupo que usou a intervenção apresentou resultados mais positivos do que os grupos de controle. Os participantes relataram maior disposição para concluir a tarefa, mais clareza sobre os benefícios de realizá-la e melhora no estado emocional.
Apesar disso, a técnica não reduziu significativamente a aversão à tarefa. O ponto-chave foi aumentar a percepção de utilidade do resultado, o que já foi suficiente para melhorar a intenção de agir.
Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação Duo, FBK, Gira e Viver.



