Casca de banana: cinco usos e benefícios pouco conhecidos
A casca da fruta reúne propriedades nutricionais, funcionais e sustentáveis que podem ser reaproveitadas no dia a dia

Muitas vezes descartada no lixo, a casca da banana concentra nutrientes e propriedades que podem ser utilizadas na alimentação, nos cuidados pessoais, no jardim e até na limpeza da casa.
Pesquisas e o uso popular indicam que a casca da fruta reúne compostos com potencial nutricional, antioxidante e funcional, o que estimula o reaproveitamento de forma simples, econômica e sustentável.
Cinco benefícios pouco conhecidos da casca de banana
Auxílio na saúde bucal
Estudos indicam que a casca da banana apresenta ação antibacteriana contra micro-organismos associados a problemas gengivais, como a gengivite. Embora não substitua tratamentos odontológicos, há quem utilize a parte interna da casca, friccionando-a suavemente nos dentes como prática complementar. Em qualquer caso, a orientação de um profissional é indispensável.
Cuidados naturais com a pele
Uso culinário alternativo
Na cozinha, a casca da banana pode ser reaproveitada de diferentes formas. Pode ser fervida para o preparo de infusões, incorporada a receitas como chutneys, doces caseiros e vitaminas, além de servir como fonte extra de fibras. Em algumas preparações, também auxilia no amaciamento de carnes durante o cozimento.
Aliada da jardinagem
Para quem cultiva plantas, a casca de banana funciona como fertilizante natural. Pode ser misturada ao solo, utilizada no preparo de adubo líquido ou aplicada diretamente em jardins para enriquecer a terra. Além de nutrir as plantas, contribui para atrair minhocas, afastar pragas e melhorar a qualidade do composto orgânico.
Recurso para limpeza doméstica
No ambiente doméstico, a casca da banana também pode auxiliar na limpeza e no polimento. A parte interna é utilizada para devolver o brilho a objetos de prata, limpar folhas de plantas e disfarçar pequenos riscos em móveis de madeira. Isso ocorre devido à presença de óleos naturais e amidos, que ajudam a suavizar marcas superficiais.
Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é repórter multimídia no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Antes passou pela TV Alterosa. Escreve, em colaboração com a Itatiaia, nas editorias de entretenimento e variedades.



