Já está em funcionamento uma usina fotovoltaica instalada no bairro Padre Victor, em Varginha. A solenidade de inauguração foi realizada na manhã desta quarta-feira (25), e contou com a presença do prefeito Leonardo Ciacci, do vice-prefeito Antônio Silva, de vereadores da Câmara Municipal, do diretor de Iluminação Pública e Tecnologia, Pedro Gazzola, e de outras autoridades municipais.
“Ela tem dois aspectos relevantes. O primeiro é a questão ambiental: estamos aí aproveitando energias renováveis. E isso tem o segundo aspecto também, que é econômico, que significa uma economia substancial para o município nas suas contas de energia. O município hoje tem muitas unidades que consomem muita energia e, naturalmente, com esse avanço na questão fotovoltaica, nós diminuímos substancialmente os gastos com energia e, consequentemente, respeitamos o dinheiro público”, disse.
Atualmente, Varginha conta com mais de 30 usinas de energia solar em operação. O diretor de Iluminação Pública, Pedro Gazzola, falou sobre a nova estrutura: “O nosso projeto é coordenado pela Prefeitura de Varginha e já tem três anos e meio, desde o início da troca de toda a iluminação pública da cidade. Foram 20 mil luminárias para LED. Temos um padrão de iluminação na cidade de alto nível e, posteriormente, elaboramos projetos e execução de usinas fotovoltaicas para complementar um projeto de eficiência energética no município. Hoje, virou até uma referência na região. Temos quase 35 usinas em funcionamento, com essa que foi inaugurada, que vai proporcionar praticamente 80% da compensação de energia elétrica consumida pelos públicos.”
Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Leonardo Ciacci afirmou que a meta do atual governo é chegar a 40 usinas de energia solar. O investimento na nova unidade foi de R$ 1,6 milhão.
Nova usina fica na avenida José Elias Oliveira, no bairro Padre Victor.