Belo Horizonte
Itatiaia

UFLA sedia congresso nacional sobre construção com terra e bambu

Evento em Lavras reúne especialistas para discutir o uso de materiais sustentáveis e técnicas ancestrais aplicadas à engenharia moderna.

O evento vai reunir especialistas de todo o país para mostrar que materiais naturais, como o adobe e a taipa, são seguros, duráveis e muito mais sustentáveis que o concreto tradicional. • Divulgação/Fundecc

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) será o centro das discussões sobre sustentabilidade na construção civil entre os dias 27 e 30 de maio. O município recebe o X Congresso de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil, o TerraBrasil 2026. O encontro marca os 20 anos da Rede TerraBrasil e pretende reunir até 350 participantes, entre estudantes, pesquisadores e profissionais do setor.

O evento coloca em foco o uso de materiais não convencionais, como a terra, o bambu e as fibras naturais. Embora sejam técnicas milenares, esses métodos ganham um novo impulso com pesquisas científicas desenvolvidas no Departamento de Engenharia da UFLA.

De acordo com a professora Andréia Corrêa, coordenadora do congresso, a iniciativa representa um avanço na validação desses sistemas dentro da engenharia. Além da teoria, o evento contará com oficinas práticas de técnicas como adobe, taipa de pilão e terra ensacada. A ideia é aproximar futuros profissionais de soluções que reduzam o impacto ambiental das obras, atendendo a uma demanda crescente dos consumidores por bioarquitetura.

As inscrições para o TerraBrasil 2026 já estão abertas e podem ser feitas pela internet. A organização é uma parceria entre a UFLA, a Rede TerraBrasil e o projeto Proterra, com gestão da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc).