Itatiaia

PRF resgata aves transportadas de forma clandestina na BR-381, em Perdões

Pássaros seriam levados para o Vale do Jequitinhonha

Por
Gaiolas muito pequenas e a distância da viagem configuram maus tratos • PRF

Uma abordagem de rotina feita Polícia Rodoviária Federal terminou com a apreensão de pássaros silvestres, na rodovia Fernão Dias, em Perdões, nesta quarta-feira, 29 de julho.

Os policiais deram ordem de parada a um Palio ocupado por três pessoas - o condutor de 41 anos, e dois passageiros, uma mulher de 50 anos e um homem de 38 anos. O veículo saiu de  Sorocaba/SP e seguia para Ponto dos Volantes, município do Vale do Jequitinhonha, em Minas.

No porta-malas do carro os policiais encontraram uma sacola de alimento para pássaros, e debaixo dos bancos dianteiros estavam cinco aves silvestres em gaiolas improvisadas.

Os três Trinca-ferros e dois Azulões estavam em caixas pequenas, muito sujas e sem qualquer documento de autorização de órgão ambiental  para transporte.

A situação representava maus tratos aos animais, principalmente por conta da distância da viagem, mais de 1200 quilômetros.

As aves foram apreendidas e entregues à Polícia Militar de Meio Ambiente de Lavras. O passageiro de 38 anos assumiu ser o dono das aves e se comprometeu a comparecer ao Juizado Especial Criminal de Perdões. O veículo deles foi apreendido.

Por

Estela Torres é jornalista pela Universidade de Alfenas e pós graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Está na Itatiaia Sul de Minas desde a instalação da emissora em Varginha, em 2009, atuando como produtora, repórter e apresentadora .

 

 

Belo Horizonte