Clientes de escritórios de advocacia de todo o Estado têm sido vítimas de golpistas, que se passam pelos advogados e enviam mensagens para os clientes, pedindo dinheiro para alguma ação relacionada ao processo que elas têm em andamento.
Em alguns casos os golpistas usam Inteligência Artificial e criam vídeos e imagens para conseguir enganar as pessoas. Estes bandidos conseguem os dados do cliente, do advogado e dos processos para conseguir aplicar o golpe. As vítimas, acreditam que estão falando com seus advogados e transferem dinheiro, pensando ser o pagamento de alguma parte do processo.
Essa fraude já está sendo combatida pela OAB de Minas Gerais, que procurou as autoridades responsáveis, como explica o presidente da entidade, Gustavo Chalfun. “Diante da gravidade da situação, a OAB-Minas já levou o caso ao Ministério Público, à Polícia Civil, cobrando investigações rigorosas e a responsabilização dos criminosos. Além disso, a Ordem intensificou sua atuação, com campanha de conscientização junto à sociedade mineira, por meio de redes sociais, entrevistas, palestras e materiais informativos, para orientar a população sobre a importância de verificar a identidade de quem se apresenta como advogado, principalmente em contatos feitos por aplicativos”, afirmou Chalfun.