Belo Horizonte
Itatiaia

Poços de Caldas terá projeto que facilita a abertura de empresas

Evento de lançamento acontece nesta segunda-feira (31), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Por
Poços de Caldas registrou a abertura de 4.904 empresas no ano passado. • Divulgação / Sebrae Minas

O Redesim + Livre é uma parceria entre o Sebrae Minas, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. A partir desta quarta-feira (2/4), Poços será a primeira cidade entre as maiores da região a aderir ao projeto, que elimina entraves burocráticos e facilita o ambiente de negócios.

A partir dessa data, todos os processos relacionados à abertura, regularização e baixa de empresas poderão ser feitos de forma digital. Na região, outras sete cidades – Alagoa, Borda da Mata, Campestre, Maria da Fé, Monsenhor Paulo, Natércia e São Tomé das Letras – também já aderiram ao programa. O evento de lançamento está marcado para esta segunda-feira (31), na da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, às 15h.

Em 2024, o município registrou a abertura de 4.904 empresas, um aumento de 6,91% em relação ao ano anterior. A maioria das novas empresas (74,67%) são microempreendedores individuais (MEI), seguidas por microempresas (18,94%) e empresas de pequeno porte (4,22%). As atividades mais comuns incluem obras de alvenaria, promoção de vendas, comércio varejista de vestuário e serviços administrativos.

Confira a programação:

  • Apresentação do sistema e seus benefícios para o ambiente empresarial.
  • Espaço para esclarecimento de dúvidas e orientações para migração para o novo método.
Por

Franciele Brígida é comunicadora formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Atua como repórter multimídia na Itatiaia Sul de Minas desde 2023.