Câmara Municipal de Varginha aprova parceria entre Prefeitura e Itabirito-SAF
O projeto apresentado pelo Executivo não prevê repasse financeiro do município para o time de futebol, apenas permissão para uso de equipamentos, como o estádio Melão

A Câmara Municipal de Varginha aprovou o Protocolo de Intenções entre a Prefeitura e o Itabirito-SAF. A votação aconteceu na reunião dessa quarta-feira, 30 de setembro. A aprovação permite que o time de futebol se instale em Varginha, use os equipamentos do município para treinamento e o estádio Melão para jogos oficiais das equipes masculina e feminina, além de implantação das categorias de base para formação de novos atletas. Com a mudança, o Itabirito passa a adotar o nome Minas do Sul.
O presidente da Câmara Municipal, Alexandre Prado, confirmou a informação para a equipe da Rádio Itatiaia. “Foi uma decisão importante do Poder Legislativo, após a devida tramitação e análise da matéria. A Câmara cumpriu seu papel com responsabilidade e segurança jurídica”, concluiu o vereador. A equipe masculina do Itabirito já está confirmada na Primeira Divisão do Campeonato Mineiro, e a equipe feminina está na série A-1 do Brasileiro. Para a formação da base, o protocolo prevê a instalação e manutenção de escolinhas para pelo menos 150 meninos e meninas. “A instalação do Itabirito-SAF em Varginha representa importantes contrapartidas sociais para a cidade”, afirmou o Presidente da Câmara em conversa com a Itatiaia.
O projeto de parceria veda o repasse direto de verba da Prefeitura para o time, seja na forma de patrocínio, subvenção ou remuneração, nem o custeio de despesas operacionais e a cessão de servidores. O time poderá usar o Estádio Melão, os campos Nego Horácio, Sete de Setembro e Rubro Negro, e o complexo esportivo da Secretaria de Esportes. Para as escolinhas, o time deverá fornecer 30% das vagas para alunos de escolas públicas de Varginha, sem cobrança de mensalidade, além de uniforme, material de treino e seguro contra acidentes.
Estela Torres é jornalista pela Universidade de Alfenas e pós graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Está na Itatiaia Sul de Minas desde a instalação da emissora em Varginha, em 2009, atuando como produtora, repórter e apresentadora .



