O Governo Federal confirma a possibilidade de instalação de novo equipamento de segurança no aeroporto de Varginha. A informação foi divulgada pelo vereador Dudu Ottoni. Ele afirmou que será instalado no aeroporto o Sistema PAPIS - sigla em inglês para Indicadores de Precisão da Trajetória de Aproximação, equipamento fundamental para a segurança de operações aéreas.
Segundo Dudu, o investimento, no aeroporto de Varginha, é de aproximadamente R$ 1,5 milhão. Ele informou que as negociações para esta conquista vinham acontecendo desde o governo do ex-prefeito Verdi, com reuniões em Brasília, e também através da deputada federal Greyce Elias, que fez o pedido ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
O Ministério enviou ofício à deputada, afirmando que o aeroporto de Varginha atende aos requisitos de classificação, e é elegível para recebimento do PAPI, mediante Instrumento de Repasse junto à Secretaria Nacional de Aviação Civil - SAC; que o investimento consta no planejamento da SAC, e estão sendo definidas as estratégias de execução do projeto.
Em nova correspondência, enviada ao Ministério, a deputada solicita a possibilidade de elaborar projeto e aquisição de PAPI, e alega que o equipamento vai beneficiar o aeroporto de Varginha, inclusive para operações de aviões de carga do Porto Seco.
Não há detalhes sobre quando o equipamento será realmente instalado e começará a operar. O PAPI é um sistema de luzes colocado nas laterais da pista do aeroporto, que informa aos pilotos sobre a altitude correta durante a aproximação para aterrissar.