Belo Horizonte
Itatiaia

Evento que promove a gastronomia no Sul de Minas acontece em Andradas

9º Encontro da Frente da Gastronomia Mineira tem programação rica e gratuita, destacando a culinária mineira.

Por
Encontro é voltado especialmente para os produtores do trade de turismo. • Divulgação

O município, conhecido pela produção de vinho, recebe nesta quinta-feira (20) o 9º Encontro da Frente da Gastronomia Mineira (FGM) – Regional Sul. O encontro é voltado especialmente para os produtores do setor de turismo, mostrando a grande riqueza gastronômica de Minas e acontece no Teatro Municipal Stivanin Giuseppe, a partir das 8h. A entrada é gratuita.

Na programação, estão previstas palestras e apresentações sobre experiências e ações voltadas para a gastronomia mineira, turismo gastronômico e a cozinha mineira, com destaque para os vinhos, azeites e o Queijo Minas artesanal. Também será assinado um convênio entre a EMC e a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur/IGR), além de painéis sobre os vinhos, azeites e queijos de Andradas, palestra sobre a força dos guias para o turismo gastronômico, entre outras atividades.

Além disso, Rolando Brandão, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre (SINDIPA), participará do evento representando os empresários associados.

Programação

A palestra de abertura será ministrada por Marcelo Wanderley, empreendedor cultural e gastronômico de Belo Horizonte, idealizador do Guia Cumbucca de Gastronomia e do Prêmio Cumbucca, referência no setor desde 2024. Ele abordará a importância dos guias gastronômicos para o impulsionamento do turismo regional.

Pela manhã, o chef Edson Puiat, coordenador da FGM, mediará o painel sobre vinhos mineiros, com o tema “Andradas para Minas e Minas para o Brasil”, contando com a participação de José Procópio Stella (Vinícola Stella Valentino, Andradas), Carlos Geraldo Marcon (Vinícola Casa Geraldo, Andradas), Renata Vieira da Mota (Epamig) e Heloísa Bertoli (SindVinhos).

Na parte da tarde, será realizado o painel “Os azeites mineiros e suas experiências”, mediado por Rafael Huhn, gestor do Circuito Caminhos Gerais e coordenador da FGM-Regional Sul. Participam da mesa Leandro Stella Trevisan (Azeite Campo di’ Fiori, Andradas), Carlos Alberto Gonçalves (Azeites Paraíso Verde, São Sebastião do Paraíso) e Elisa Graçon Fochi (Azeite Terras Altas, Andradas).

Por

Franciele Brígida é comunicadora formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Atua como repórter multimídia na Itatiaia Sul de Minas desde 2023.