Belo Horizonte
Itatiaia

Dia dos Namorados deve movimentar R$ 26,4 bilhões no país

Varginha adota horário especial até as 20h para atrair consumidores de última hora.

Por
Comércio fica aberto até às 20h. • Prefeitura de Varginha

Faltando poucos dias para o Dia dos Namorados, os comerciantes correm para atrair os clientes na reta final de uma das principais datas do varejo nacional. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil aponta que 61% dos brasileiros pretendem comprar presentes este ano, o que deve injetar cerca de R$ 26,4 bilhões nos setores de comércio e serviços do país.

Para capturar essa demanda regional e atender os consumidores que deixam as compras para a última hora, o comércio de Varginha adotou um cronograma diferenciado de funcionamento. Nesta quarta e quinta-feira, as lojas da cidade estendem o atendimento e funcionam até as 20h. Já no sábado, o comércio retoma o seu horário tradicional, abrindo das 9h às 14h.

O comportamento de adiar a escolha do presente é comum e mapeado em levantamentos anteriores da CNDL. Segundo o especialista em Varejo do Sebrae Nacional, Flávio Petry, o apelo emocional da data supera o cenário econômico desafiador e o endividamento familiar. “Mesmo com o elevado nível de endividamento das famílias, há uma forte intenção de compra associada ao apelo emocional da data, o que abre espaço para estratégias criativas de vendas”, avalia.

Como os dias que antecedem o dia 12 de junho geram senso de urgência, o Sebrae orienta que os pequenos negócios destaquem facilidades como vale-presente, retirada rápida e entrega expressa. Outra recomendação de Petry é apostar em ações de fidelização, como o cashback e descontos, além de parcerias com restaurantes e salões de beleza para criar combos de produtos e experiências. “O consumidor busca cada vez mais momentos memoráveis. Quando o negócio consegue entregar uma experiência completa, agrega valor à oferta e se diferencia da concorrência”, conclui o especialista.

Por

Franciele Brígida é comunicadora formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Atua como repórter multimídia na Itatiaia Sul de Minas desde 2023.