Belo Horizonte
Itatiaia

Demutran convoca permissionários para vistoria do transporte escolar

Calendário de inspeção para o segundo semestre de 2026 foi dividido por escalonamento e começa no dia 20 de julho.

Por
Quem perder o prazo só vai conseguir fazer a vistoria em órgãos credenciados pela Senatran e Inmetro. • Google Street View/Imagem Ilustrativa

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (Demutran) de Varginha emitiu uma convocação oficial para que os permissionários do transporte escolar realizem a vistoria obrigatória do veículo. O procedimento é referente ao segundo semestre do ano de 2026. O órgão autorizou, em caráter excepcional, que a inspeção seja executada na oficina da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.

Os motoristas precisam ficar atentos às datas de atendimento, que foram organizadas por meio de um escalonamento baseado no número das vans. O cronograma começa nos dias 20 e 21 de julho para os veículos de número 1 a 10 e segue de forma gradativa até o dia 31 de julho, quando serão atendidas as vans de número 41 a 50. Os horários fixados são das 8h às 10h na parte da manhã e das 14h às 16h no período da tarde.

Para receber o aval, o condutor deve apresentar uma lista de documentos que cumpre as exigências do Decreto Municipal número 5.604 de 2011. Entre os papéis obrigatórios estão a cópia do licenciamento do veículo do exercício de 2026, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) atualizada e um atestado médico de sanidade física e mental. As regras de saúde e habilitação valem também para motoristas auxiliares.

O órgão informou ainda que exige certidões negativas de distribuição de feitos criminais expedidas pelas Justiças Federal, Estadual e pelo Juizado Criminal de Varginha. Esses documentos criminais devem ser entregues por condutores, auxiliares e acompanhantes. O Demutran ressaltou que a falta de qualquer item vai reter o alvará de funcionamento e que, após o dia 31 de julho, as vistorias só poderão ser feitas em instituições credenciadas pela Senatran e pelo Inmetro.

Por

Franciele Brígida é comunicadora formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Atua como repórter multimídia na Itatiaia Sul de Minas desde 2023.