Crea-MG realiza mais de 1.500 fiscalizações em Varginha
Conselho registra queda de 21% nas irregularidades em Minas Gerais; ações buscam combater o exercício ilegal das profissões técnicas.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) divulgou o balanço das atividades de fiscalização realizadas ao longo de 2025. Em Varginha, no Sul de Minas, as equipes do Conselho executaram cerca de 1.500 ações, que resultaram na identificação de 160 irregularidades em obras e serviços de engenharia e agronomia na cidade.
No cenário estadual, o Crea-MG ampliou sua presença, atingindo a marca de 73.864 ações de fiscalização nos 853 municípios mineiros, um crescimento de 8% em comparação ao ano anterior. Apesar do aumento nas inspeções, o número de infrações caiu 21%, o que, para o Conselho, indica uma maior conscientização e eficácia nas orientações prestadas aos profissionais e empresas.
De acordo com o levantamento, quase 75% das irregularidades em Minas estão ligadas ao exercício ilegal da profissão por pessoas sem habilitação técnica ou por empresas sem registro. O presidente do Crea-MG, Marcos Gervásio, reforça que o foco é proteger a sociedade. "O exercício ilegal compromete a segurança da população e desvaloriza quem trabalha com responsabilidade", afirma.
Além das vistorias de rotina, o Conselho também atuou em projetos específicos, como a inspeção de transporte escolar e o acompanhamento de barragens. Para facilitar a regularização, houve um aumento no registro de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), documento que formaliza quem é o profissional responsável por cada serviço executado, garantindo maior segurança jurídica e técnica.
Franciele Brígida é comunicadora formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Atua como repórter multimídia na Itatiaia Sul de Minas desde 2023.
