Coletores são feridos por objetos descartados irregularmente no lixo em Varginha
Secretaria de Meio Ambiente faz campanha de conscientização sobre o assunto

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente Varginha está fazendo uma campanha de conscientização da população sobre descarte correto de materiais cortantes e perfurantes.
Em apenas uma semana, dois coletores foram feridos por objetos jogados no lixo, mesmo estando com as luvas de proteção, e precisaram ser levados para atendimento médico.
Entre os objetos que feriram os coletores estão seringas com agulhas. Para evitar mais situações assim, a Prefeitura pede que a população descarte seringas, agulhas e lancetas (pequenas agulhas para exames de sangue) em uma garrafa plástica e deixe no posto de saúde mais próximo.
Cacos de vidro e Lâminas devem ser enrolados em várias folhas de papel e descartados em caixas rígidas com inscrição identificando o conteúdo.
Os responsáveis pelos descartes irregulares que feriram os coletores foram identificados e notificados, com aplicação das penalidades administrativas cabíveis.
A Prefeitura informou que qualquer cidadão que realizar o descarte incorreto de resíduos perfurocortantes estará sujeito às sanções legais, incluindo autuação e multa, visando garantir a segurança dos trabalhadores da limpeza urbana e a proteção da saúde pública.
A Prefeitura detalhou as formas corretas de descartas diferentes tipos de materiais perigosos:
O descarte de garrafas pets cheias de agulhas ou seringas pode ser feito em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs). Essas unidades recebem os recipientes devidamente fechados e os encaminham para o descarte adequado em instalações licenciadas, garantindo a segurança ambiental e sanitária.
* Proteja materiais cortantes e perfurocortantes: Embale vidros (quebrados ou inteiros) em jornal (ou material semelhante) ou caixas de papelão.
* Evite acidentes no manejo do lixo: Pressione as tampas das latas de metal para dentro, coloque o lixo em sacos resistentes e bem fechados. Identifique o conteúdo da sacola (ex: vidros, latas).
* Segurança em casa: Mantenha materiais perfurocortantes fora do alcance de crianças e animais para evitar acidentes.
* Descarte responsável: Informe-se nas USFs sobre a melhor forma de armazenar e entregar esses resíduos. Quem utiliza medicamentos injetáveis deve descartar seringas e agulhas de maneira adequada para proteger sua família e comunidade.
Estela Torres é jornalista pela Universidade de Alfenas e pós graduada em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Está na Itatiaia Sul de Minas desde a instalação da emissora em Varginha, em 2009, atuando como produtora, repórter e apresentadora .
