Belo Horizonte
Itatiaia

Cidade na Serra da Mantiqueira amanhece com geada e temperatura negativa

Maria da Fé registrou -0,4°C nesta quinta-feira (11). Secretário Municipal de Cultura destaca que, o turismo local está em ascensão.

Por
Município amanheceu com uma fina camada de gelo nos campos.
Município amanheceu com uma fina camada de gelo nos campos. • William Siqueira / WS Consultoria

Maria da Fé amanheceu coberta por geada nesta quinta-feira (12). O município, que fica na Serra da Mantiqueira, registrou temperatura negativa: -0,4°C, segundo a WS Consultoria, empresa parceira do Instituto Nacional de Meteorologia. Uma fina camada de gelo também foi percebida em algumas regiões do município.

Maria da Fé já está se preparando para um festival, que acontece no próximo mês. O Festival de Inverno chega à sua 13ª edição e vai acontecer nos dias 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de julho. O evento é muito esperado pelos empresários locais. Zé Maurício fala da programação."Dentro do festival, a gente tem várias nuances. Primeiro, são as exposições de arte e design, de produtores locais de azeite, café, queijos. Temos várias opções. Uma pasta gastronômica diversificada, com cafés da região, café imperial, outras dinâmicas de cervejarias artesanais. E também a gente trabalha as atrações musicais. Dentro disso, a gente traz algumas atrações que ainda não estão fechadas. Então, em relação às festividades, o Festival de Inverno se destaca como a principal festividade de Maria da Fé para, justamente, celebrar o nosso inverno", pontuou.

Quem quiser visitar o município, que é famoso pela produção de azeites, pode também conhecer um pouco da origem dos azeites que sempre trazem prêmios para a região. O secretário de turismo destaca a programação especial durante os meses mais frios do ano. "As fazendas também realizam atividades especiais durante o inverno. Algumas delas têm pratos, menus especiais para esse período, e também oferecem visitas guiadas aos olivais. A gente tem locais de trilhas, piqueniques, café ao pôr do sol. As fazendas olivicultoras também ofertam, nesse período de alta nossa, atividades diferentes do que eles fazem normalmente durante o ano."

Por

Franciele Brígida é comunicadora formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Atua como repórter multimídia na Itatiaia Sul de Minas desde 2023.