Cemig realiza mutirões de manutenção e prevenção no Sul de Minas
Ações em Varginha, Três Corações e Carmo da Cachoeira focam na segurança e na redução de quedas de energia durante tempestades.

A Cemig intensificou as ações de manutenção preventiva e orientação técnica em cidades do Sul de Minas. Entre o final de abril e o início de maio, os municípios de Varginha, Três Corações e Carmo da Cachoeira receberam forças-tarefas para reforçar a rede elétrica e prevenir acidentes com a população e profissionais da construção civil.
Em Varginha e Carmo da Cachoeira, a mobilização contou com 150 profissionais que realizaram a troca de postes, cabos e equipamentos, além da poda de árvores. Segundo o engenheiro Alexon do Prado Conde, o objetivo é preparar o sistema para enfrentar ventanias e chuvas fortes, beneficiando diretamente cerca de 1.800 clientes com um serviço mais estável.
Já em Três Corações, o bairro Jardim das Alterosas recebeu um mutirão com 70 profissionais para a substituição de isoladores e cruzetas. Além da parte técnica, a companhia promoveu palestras para pintores de imóveis, alertando sobre o risco de utilizar cabos de alumínio perto da fiação. O técnico Rafael Moreira reforçou que a distância mínima de segurança deve ser de 1,5 metro.
De acordo com o gerente de Distribuição, Douglas Viana, essas intervenções simultâneas são fundamentais para tratar pontos críticos antes que eles causem interrupções no fornecimento. Para a companhia, o trabalho preventivo é a principal ferramenta para garantir uma rede mais resiliente e segura para os moradores da região.
Franciele Brígida é comunicadora formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Atua como repórter multimídia na Itatiaia Sul de Minas desde 2023.
