Ouvindo...

Azeite produzido na Serra da Mantiqueira ganha prêmio de melhor azeite brasileiro em Paris

Mantikir Grapollo, da Vinícola Essenza, conquistou o segundo lugar no ranking do Hemisfério Sul e foi eleito o melhor azeite do Brasil pelo segundo ano consecutivo, em competição realizada em Paris.

Produzido em Maria da Fé, o azeite da Vinícola Essenza é reconhecido pelo segundo ano consecutivo como o melhor do Brasil em Paris.

O Mantikir Grapollo, produzido em Maria da Fé, conquistou o segundo lugar no ranking do Hemisfério Sul, no Olio Nuovo Days, durante o Festival Du Monde, promovido pelo jornal francês Le Monde, em Paris. Produzido pela Vinícola Essenza, o azeite foi considerado pelo segundo ano consecutivo o melhor do Brasil.

A vinícola também recebeu a Medalha Premium de Ouro com o rótulo Mantikir Coratina. A monovarietal Grappolo, de origem italiana, passou por um processo de adaptação para ser cultivada na Serra da Mantiqueira. A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) desenvolveu o clonal exclusivo da planta.

Leia também

O produtor de azeites, Herbert Sales, comenta sobre a conquista e a produção do azeite: “Grata surpresa aí, a variedade Grappolo, uma variedade cujo clone, o porte colonial e a planta foi desenvolvida através de uma planta de origem italiana, uma Grappolo italiana. A Epamig desenvolveu três clones e um dos clones que ela desenvolveu eu utilizei na plantação da nossa fazenda. E nós temos uma planta bem vigorosa, dando um rendimento bom também. Pós-processamento, esse óleo tem características de avocado, folha de goiaba, grama e uma amargura e picância bem intensa também em boca, quando colhido bem mais prematuro, mais verde.”

O concurso reuniu um júri de chefs com estrela Michelin, especialistas e personalidades do setor. O Top 10 foi composto por azeites da Argentina, Brasil, Chile, Peru, Uruguai e África do Sul, com a Família Zuccardi (Argentina) em primeiro lugar e a Vinícola Essenza em segundo.

Sobre o azeite

O azeite Mantikir Grapollo possui análise química que indica acidez de 0,09% em ácido oleico. É um azeite de frutado médio e intenso, com notas de folhas de oliveira, tomateira, rúcula, alcachofra, avocado e amêndoa verde. No paladar, apresenta sabor intenso e robusto, com predominância de folhas, ervas, avocado e pimenta verde.

O azeite Mantikir Grapollo custa R$190.