Qual é a vacina que vai substituir a 'gotinha' contra a pólio? Saiba detalhes
O Ministério da Saúde começou na segunda-feira (4) a substituição da vacina oral contra a poliomielite bivalente (VOPb), a gotinha, para uma dose injetável

Nesta segunda-feira (4) o Ministério da Saúde deu fim a vacina oral contra a poliomielite bivalente (VOPb), popularmente conhecida como gotinha. Agora, será uma dose da vacina inativada (VIP), que é injetável.
Segundo a pasta, a substituição da gotinha pela dose injetável visa garantir maior eficácia do esquema vacinal, práticas já adotadas por países como os Estados Unidos e nações europeias.
O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), Eder Gatti, explica reforça que o objetivo é melhorar 'ainda mais a cobertura contra a paralisia infantil'.
O novo esquema inclui três doses da vacina injetável administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de uma dose de reforço aos 15 meses. Entenda esquema:
- 2 meses – 1ª dose;
- 4 meses – 2ª dose;
- 6 meses – 3ª dose;
- 15 meses – dose de reforço.
Zé Gotinha
Apesar da substituição da vacina oral, o Ministério da Saúde garante que o personagem Zé Gotinha, criado nos anos 1980 para incentivar a adesão das famílias, continuará sendo um símbolo da imunização no país.
“O Zé Gotinha é um símbolo universal na missão de salvar vidas e um aliado importante na educação e no combate às notícias falsas. Ele seguirá firme nas ações de conscientização”, explica o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), Eder Gatti.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde



