Belo Horizonte
Itatiaia

Ministério da Saúde oferece formação gratuita sobre controle do tabagismo no SUS

São três cursos na modalidade EaD para profissionais da saúde

Por
Tabagismo também prejudica pessoas que não consomem a substância
Curso conta com certificação do INCA e Hospital Israelita Albert Einstein • Reprodução | Pixabay

O Ministério da Saúde está com inscrições abertas para três cursos gratuitos sobre controle do tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS). As aulas serão na modalidade de Educação a Distância (EaD).

A iniciativa é voltada para profissionais com formação de nível superior e vínculo com instituições ou órgãos públicos. Os interessados têm até segunda-feira (22) para realizar a inscrição.

A carga horária do curso é de 40 horas. As aulas são ministradas em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Einstein Hospital Israelita. Ao final do curso, os alunos recebem certificação conjunta das instituições.

Os cursos disponíveis são os seguintes:

  • Política Nacional de Controle do Tabaco e Programa Nacional de Controle do Tabagismo: apresenta o tabagismo como problema de saúde pública, as políticas de controle do tabaco, vigilância, mobilização social e estratégias nacionais de enfrentamento;
  • Saber Saúde: Promoção da Saúde e Prevenção do Tabagismo: voltado para ações educativas e preventivas, especialmente junto a crianças, adolescentes, jovens e populações em situação de vulnerabilidade;
  • O Tratamento do Tabagismo no Sistema Único de Saúde: destinado à qualificação de profissionais para o cuidado à pessoa tabagista, abordando dependência, estratégias terapêuticas, rede de atenção e apoio à cessação do uso do tabaco.
Por

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.