Minas Gerais recebe 18,6 milhões de doses para Campanha de Multivacinação 2026
Público-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos

A Campanha de Multivacinação 2026 já está em andamento. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos em todo o país. Minas Gerais recebeu mais de 18,6 milhões de doses de vacinas, segundo o Ministério da Saúde.
Esta edição é a primeira com a vacina pneumocócica 20-valente (Pneumo 20), incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação neste ano. O imunizante oferece o dobro de proteção em relação à Pneumo 10, ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) até então.
O imunizante amplia a proteção contra doenças causadas pelo pneumococo, incluindo pneumonias e meningites. A Pneumo 20 é indicada para crianças menores de cinco anos, conforme o esquema vacinal.
Outra novidade é o segundo reforço da vacinação contra a poliomielite. As crianças que receberam as três doses iniciais e o primeiro reforço devem tomar a nova dose aos quatro anos. As aplicações devem ocorrer com, no mínimo, seis meses de intervalo. Aquelas que já tomaram duas doses de reforço não precisarão tomar uma nova dose.
Entre as doenças que podem ser evitadas pela vacinação estão formas graves de tuberculose, hepatites A e B, difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, infecções por rotavírus, pneumonias e meningites causadas por pneumococos e meningococos, influenza (gripe), covid-19, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela (catapora), infecções pelo papilomavírus humano (HPV) e dengue.
As vacinas serão distribuídas conforme a necessidade do paciente, identificada por profissionais de saúde a partir da caderneta de vacinação. Pais e responsáveis devem levar o documento aos locais de vacinação.
Vacinas disponíveis:
- BCG;
- Hepatite B;
- Penta (DTP/Hib/HB);
- Poliomielite (VIP);
- Rotavírus humano;
- Pneumocócica conjugada 10-valente e 20-valente;
- Meningocócica C;
- Influenza;
- Covid-19;
- Febre amarela;
- Meningocócica ACWY;
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
- Varicela;
- DTP;
- Hepatite A;
- dT;
- HPV4;
- Dengue tetravalente.
Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.



