Belo Horizonte
Itatiaia

BH oferece diagnóstico e tratamento gratuitos contra tuberculose; veja

Rede do SUS-BH tem atendimento em 153 centros de saúde e reforça conscientização no Dia Mundial de Combate à doença

Por
Uma das principais formas de proteção contra casos graves da tuberculose é a vacina BCG
Uma das principais formas de proteção contra casos graves da tuberculose é a vacina BCG • Breno Esaki | Agência Saúde

A Prefeitura de Belo Horizonte oferece diagnóstico e tratamento gratuitos para tuberculose em toda a rede pública de saúde da capital. O atendimento está disponível nos 153 centros de saúde do SUS-BH. Nesta terça-feira (24), quando é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, o município intensifica ações de conscientização sobre a doença, com foco nos sintomas, na prevenção e na importância do tratamento contínuo.

As iniciativas incluem a afixação de cartazes em unidades de saúde, divulgação de informações no Jornal do Ônibus e distribuição de materiais informativos em locais de grande circulação. Também estão previstas atividades de promoção à saúde nas Academias da Cidade e capacitações voltadas a profissionais da rede.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil está entre os países prioritários no enfrentamento da tuberculose. Em 2026, cerca de 100 casos já foram registrados em Belo Horizonte. No ano passado, foram contabilizados 1.138 diagnósticos na capital. O tratamento da doença tem duração média de seis meses e inclui o Tratamento Diretamente Observado (TDO), estratégia em que profissionais de saúde acompanham a ingestão dos medicamentos para garantir a adesão e evitar o abandono.

Os principais sintomas da tuberculose são tosse persistente por duas semanas ou mais, febre no fim da tarde, suor noturno, cansaço e perda de peso. A orientação é que pessoas com esses sinais procurem uma unidade de saúde para avaliação e realização de exames. A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, transmitida pelo ar por meio de gotículas liberadas ao tossir, espirrar ou falar, principalmente em contatos próximos e prolongados.

Por

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.