Itatiaia

BH faz blitz para marcar Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais nesta terça-feira (28)

Integrando as ações do Julho Amarelo, mobilização distribui preservativos e materiais educativos; testagem rápida e vacinação seguem disponíveis durante todo o ano na rede municipal de saúde

Por
Hepatite é a inflamação do fígado causada por vírus (chamadas hepatites virais), bactérias, medicamentos, drogas ou álcool
Hepatite é a inflamação do fígado causada por vírus (chamadas hepatites virais), bactérias, medicamentos, drogas ou álcool • Reprodução

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado nesta terça-feira (28), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realiza ação preventiva voltada à conscientização da população.

Das 9h às 11h, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) estão na Estação Rodoviária e nos vagões do metrô, a partir da Estação Central, distribuindo preservativos e folhetos informativos.

A iniciativa faz parte do movimento nacional Julho Amarelo, dedicado ao combate, prevenção e diagnóstico precoce das hepatites virais. Por serem infecções predominantemente silenciosas, muitas vezes o diagnóstico acontece tardiamente, o que pode levar a complicações graves, como cirrose e câncer de fígado.

Ações contínuas e público prioritário

Além das intervenções nos grandes corredores de transporte, a prefeitura mantém uma programação de cuidados e rastreio ao longo de todo o ano:

  • Academias da Cidade: centros de saúde promovem ações focadas no público com mais de 45 anos, com a oferta de testes rápidos para hepatites e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além da aplicação da vacina contra a hepatite B para quem ainda não se imunizou.

  • Populações em situação de vulnerabilidade: por meio do programa BH de Mãos Dadas Contra a Aids e das equipes do Consultório na Rua, redutores de danos intensificam abordagens diárias em saunas, hotéis voltados a profissionais do sexo e locais de permanência da população em trajetória de rua.

Panorama epidemiológico em Belo Horizonte

Em 2026, até o momento, a capital mineira contabiliza:

  • Hepatite A: 264 casos

  • Hepatite B: 112 casos

  • Hepatite C: 199 casos

Em comparação, ao longo de todo o ano de 2025, o município registrou 459 casos de hepatite A, 279 de hepatite B e 415 de hepatite C.

Atendimento permanente pelo SUS-BH

A SMSA reforça que a prevenção e o cuidado com a saúde sexual devem ser diários. Os preservativos masculinos e femininos podem ser retirados gratuitamente nos centros de saúde e demais unidades da rede pública.

A rede municipal disponibiliza ainda testes rápidos gratuitos com resultado em até 30 minutos em Centros de Saúde, Serviços de Atenção Especializada (SAE) e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Os exames são acompanhados por orientação profissional sobre formas de proteção e cuidados com a saúde. Mais informações podem ser consultadas no portal oficial da PBH.

Por

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

 

 

Belo Horizonte