Ouvindo...

80% dos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil são encontrados em estágio avançado

Os dados foram verificados por uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca)

80% dos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil são encontrados em estágio avançado

Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que oito em dez casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil são identificados em estágio avançado. Foram investigados 145 mil casos entre 2000 e 2017.

O estudo foi publicado na revista científica The Lancet Regional Health Américas, com o título “Disparidades no estágio do diagnóstico de tumores de cabeça e pescoço no Brasil: uma análise abrangente de registros hospitalares de câncer”.

Leia também

A pesquisa também verificou que os diagnósticos em estágio grave acontecem mais em pacientes com menores níveis de educação.

São câncer de cabeça e pescoço os tumores que aparecem na boca, orofaringe, laringe (a região das cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, pescoço, tireoide, couro cabeludo, pele do rosto e do pescoço, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça a Pescoço.

* Com informações da Agência Brasil


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.