O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), declarou, em entrevista ao jornal O Globo publicada nesta quinta-feira (31), que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) é “bem intencionado”, e afirmou apoiar uma anistia caso o parlamentar seja condenado por ameaça à soberania nacional.
Em contrapartida, Zema ponderou a
“Acho que ele (Eduardo Bolsonaro) até tem sido bem-intencionado na questão, mas agora nós não podemos colocar os interesses do Brasil abaixo de um interesse particular de quem quer que seja”, declarou.
Eduardo, que está nos EUA, tem pedido por sanções contra o Brasil e contra autoridades nacionais para favorecer o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na ação penal por golpe de Estado. Para o governador, a situação de Eduardo se assemelha a dos envolvidos no 8 de Janeiro e endossa o pedido de anistia.
“Eu sou da posição de que nós temos de olhar para o futuro, e não ficar remoendo feridas do passado. Quem começa a carregar sentimentos de culpa, de ressentimento, para de andar para frente”, disse. “Eu sou favorável, sim, está dentro do mesmo contexto, do 8 de Janeiro e de outras questões que vêm sendo discutidas.”
Na semana passada, em entrevista ao Estadão/Broadcast, o governador mineiro afirmou que Eduardo “causou um problema para a direita” ao articular as tarifas contra o Brasil. Após a declaração, o filho do ex-presidente se defendeu afirmando que Zema representa a “turminha da elite financeira”.
“Enquanto são pessoas simples e comuns às vítimas da tirania (se referindo aos condenados pelo 8 de Janeiro), não há problema, mas mexeu na sua turminha da elite financeira, daí temos o apocalipse para resolver”, respondeu Eduardo ao mineiro.
Tanto Zema quanto Eduardo são apontados como possíveis sucessores de Jair Bolsonaro na disputa presidencial de 2026, uma vez que o ex-presidente está inelegível até 2030, condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.